Foi realizada, entre os dias 25 e 31 de janeiro, a Campus Party 2010, um evento sobre internet, informática, games e novas tecnologias. Tiago Megale esteve lá, representando a Calebe Design, e ficou por dentro das últimas novidades, respirando tecnologia 24 horas por dia. Ele conta como foi:

“A infraestrutura me assustou. Eram diversas áreas, com gigantescas mesas e mais de seis mil pontos de rede. Em cada um desses pontos, dava pra perceber o brilho nos olhos daquela pessoa conectada, em busca de interação e de novos conhecimentos. Eram programadores, webdesigners, usuários, empresários, investidores, blogueiros, palestrantes, gamers, enfim, geeks de todos os jeitos e tipos. Cada um com sua paixão. A maioria desses participantes, como eu, ficou hospedada ali mesmo, numa área reservada para 2500 barracas, fornecidas pelo próprio evento.

Na área da feira, visitei estandes das principais empresas de tecnologia do Brasil, como Locaweb, Nokia, Telefônica, Vivo, Caixa, Mercado Livre e Consórcio Registro.br. Dava pra participar de atividades, conhecer novos produtos, ou apenas relaxar com uma prazerosa massagem no estande do Banco do Brasil.

Nas zonas das palestras, pequenos auditórios abarrotados, com bate-papos sobre grandes áreas de conhecimento, como criatividade aplicada, entretenimento digital, robótica, blogs e desenvolvimento e programação.

O clima era muito tranquilo, o que importava era o aprendizado e, em muitas situações, as palestras, de tão boas, se transformavam em bate-papos de horas, atrasando as próximas apresentações. Afinal, ninguém estava preocupado com o horário e não havia hora para ir embora.

Além de estar na capa de todos os grandes portais e jornais do Brasil, a notoriedade do evento atraiu a atenção de candidatos em campanha presidencial, como a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que discursaram sobre a importância da internet, das novas tecnologias e da inclusão digital no futuro do país. A primeira foi às risadas quando brincou com um engraçado robô interativo, e a segunda se mostrou atrapalhada ao experimentar a interface de um jogo de monstros.

As principais palestras do evento aconteceram no palco principal, e dentro delas, destaco a palestra sobre direitos autorais de Lawrence Lessig, fundador da “Creative Commons”, e de Kevin Mitnick, conhecido como um dos principais hackers do mundo, que discursou sobre segurança em redes e computadores.

Enfim, foi um evento hipertextual em sua mais clássica definição. E quem conseguiu focar a atenção nas boas coisas carregou para casa conhecimento, amigos e excelentes contatos profissionais.

E até o ano que vem, na CP 2011!” 🙂

DIGIA_ Você seguiria sua marca nas redes sociais?