Tanto se tem comentado sobre o festival Cannes Lions que às vezes fica difícil separar o joio do trigo e apurar o que é digno de nota. Gostaria de destacar alguns insights do festival que considerei simples e indispensáveis a todos os que têm responsabilidades com uma marca. Aqui vão:

Storyselling – histórias que vende

O calhamaço de informações se torna tão grande que poucos conseguem lê-lo até a conclusão, quanto mais memorizar os dados estatísticos que comprovam um fato ou resultado. Histórias bem construídas, simples, emocionais, ganham força em relação à lógica linear para apresentar um produto e fazer com que a sua necessidade seja percebida.

Sua marca está fora de controle

Triste para alguns, mas é fato. As marcas de hoje têm seus valores determinados por seus próprios consumidores. Alguns deles criticam, outros defendem. Toda opinião conta e ninguém é capaz de silenciar ou controlar o que se diz sobre uma marca. A solução? Monitorar corretamente o que se espalha pela internet, ser cada vez mais honesto e transparente e entender as dinâmicas dessa perda de controle. Para ser uma marca querida, é preciso se comportar bem.

Online + Offline = hoje

Não existe on-line e off-line. Existem pessoas que ficam on-line por uma boa parte do tempo e off-line por todo o tempo. Essa separação on/off caiu. As marcas precisam falar com seus consumidores na hora e lugar que eles preferem, digital ou não. Isso implica em uma presença mais ampla de marca e num controle mais apurado dos pontos de contato.

Um bom design muda tudo

Design é uma das disciplinas com maior potencial de inovação dentre o que chamamos de economia criativa. O entendimento funcional do produto e de sua real utilidade dá ao designer insumo para propor algo realmente novo e capaz de quebrar paradigmas. Essa capacidade transformadora já vem sendo atribuído ao design por grande parte do meio empresarial, e tornou-se novamente evidente no festival.

Sua marca faz do mundo um lugar melhor?

As marcas que existem para vender estão com os dias contados. O mundo precisa de marcas que façam produtos cada vez melhores, mas que também sejam capazes de contribuir para a sustentabilidade do planeta. Essa responsabilidade não é pequena e os consumidores estão cada vez mais atentos à coerência e ao real propósito das empresas. É preciso deixar um saldo positivo para o mundo.

Espero que isso ajude nossos clientes, os clientes dos outros e até os que ainda não são clientes de ninguém a tirar algo útil do festival! Se você se importa com a sua marca, invista alguns minutos pensando em como ela segue essas linhas. Você concorda ou discorda? Qual desses tópicos é mais importante para você e o seu negócio? Comente abaixo!

DIGIA_ Você seguiria sua marca nas redes sociais?