SBD

Portal e Plataforma de EAD

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD é uma das maiores sociedades médicas do mundo, com mais de 7 mil associados. Com a popularização dos tratamentos estéticos e aumento da atuação de profissionais não-dermatologistas em tratamentos de pele, a SBD passou a investir mais no fortalecimento de sua imagem e de seus associados perante à população.

O diagnóstico correto para uma Sociedade Médica

Por se tratar de uma organização de grande representatividade, tradicional, e com intensa realização de atividades, a SBD demanda um trabalho de ponta em comunicação para conseguir atingir seus objetivos organizacionais junto a seus diferentes públicos de relacionamento.

Na fase diagnóstica, o principal objetivo era conhecer o perfil do dermatologista sócio da SBD, suas características, seus principais desafios no dia a dia e suas expectativas em relação à SBD. Afinal, uma sociedade profissional precisa conhecer a fundo aqueles os quais representam.

Conduzimos também um estudo de Prisma de Identidade da SBD, inspirados na metodologia de Jean Noel Kapferer, autor francês especialista em marcas. Por meio de workshops junto a públicos estratégicos constitutivos da SBD, o estudo proporcionou uma imersão sobre a própria organização, em um verdadeiro processo de auto-descobrimento. Encontramos os principais conceitos e diretrizes que definem a identidade da SBD – estabelecendo o posicionamento estratégico da SBD e o conjunto de ações necessárias para que ele se tornasse realidade.

Planejando mais para executar melhor

Teve início então a fase de planejamento tomando como base três objetivos principais: a valorização do dermatologista em relação a outros médicos e demais profissionais (quando o assunto é tratamento de pele); promover o aprimoramento da gestão das clínicas e consultórios dos sócios SBD; e fortalecer a proximidade da SBD com seus públicos estratégicos.

O documento serviria como base para todas as ações de comunicação a serem implementadas durante o próximo ano e serviria como referência para os anos seguintes. Dentre as ações previstas, estavam o processo de branding, a reformulação do Portal SBD e a criação de uma plataforma de ensino à distância.

Novo portal: acessibilidade e desempenho

O Portal necessitava de uma reformulação que conferisse melhor usabilidade e maior atratividade ao público, dividido entre médico (com um acesso restrito para diversas funções) e não médico.

Conduzimos um amplo estudo para identificar as principais necessidades dos sites e potencializá-los como ferramentas que contribuíssem efetivamente para o alcance dos objetivos da SBD. A análise contemplou pesquisa de arquitetura e usabilidade, ranking de funcionalidades mais utilizadas, hábitos de uso do site atual e análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

O aumento da relevância do site para sistemas de busca como o Google era outro ponto-chave, e o desempenho do Portal para resultados orgânicos cresceu mais de 100% em um ano.

Ensino à distância: mais alcance para o conhecimento

O novo Ambiente Interativo Educacional precisaria funcionar efetivamente um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Sonho antigo da SBD, tinha como principal função facilitar a disseminação de conhecimento por todos os hospitais e serviços credenciados em dermatologia do Brasil, bem como universidades e núcleos de estudo.

O AIE, desenvolvido na plataforma Moodle, passou por ampla customização. Foram realizadas oficinas em diversas cidades do Brasil, a fim de treinar chefes de serviço e potenciais usuários da ferramenta e estimulá-los a trocar informações pela plataforma. Com isso, o intercâmbio de conhecimento em Dermatologia no Brasil evoluiu de forma rápida e organizada.

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