Você já parou para pensar nos motivos pelos quais algumas franquias se espalham tão rapidamente pelo país ou pelo mundo afora? Quem quer investir em um negócio procura marcas que são dignas de confiança e que têm expectativa de um bom retorno.

Franqueados costumam ser consumidores que enxergam uma oportunidade financeira em marcas com credibilidade. Se você acha que chegou a hora de transformar o seu negócio em uma franquia, precisa entender melhor como o branding pode fazer toda a diferença para consolidar sua marca e atrair franqueados por aí.

O direito de uso da marca é um dos principais pilares do franqueamento. Quando reconhecida e valorizada no mercado, a marca é o primeiro fator a impulsionar o sucesso de um novo franqueado. Por isso, ela precisa ser resguardada e devidamente registrada.

A gestão de marca, ou branding, é o que está por trás de um negócio bem posicionado. Entenda quais são as vantagens de fazer um branding para a sua marca na hora de transformá-la em franquia.

As vantagens do branding para redes de franquias

Sua empresa será facilmente reconhecida em qualquer lugar

O reconhecimento de uma marca está diretamente ligado à padronização. Essa é a primeira vantagem de ter uma estratégia de branding para a sua franquia: ela poderá ser replicada em cada uma das lojas franqueadas de maneira quase, senão completamente, idêntica.

A padronização das franquias vai muito além dos produtos, das cores, do mobiliário e outros elementos internos e externos. Tudo isso está ligado à comunicação visual da empresa, mas há também a comunicação dos funcionários, o padrão de atendimento, de publicidade, de campanhas, dos valores e da essência do negócio. Esses pontos também são fundamentais para que o consumidor reconheça a marca em qualquer lugar em que ela esteja.

De acordo com o estudo global Edelman Earned Brand, 69% dos brasileiros já realizam suas compras com base no posicionamento social das empresas.

O branding de franquia é uma estratégia que combina a força da marca-mãe às ações de cada loja franqueada. Cada franquia tem suas próprias políticas de comunicação, produtos, estética, etc. Algumas são bem restritivas em relação às adaptações feitas pelos franqueados, enquanto outras dão mais liberdade aos lojistas. De qualquer forma, a estratégia de branding deve combinar o respeito às diretrizes da marca com as regionalizações necessárias.

Uma boa ferramenta para organizar as variações de produtos e conceitos dentro de uma mesma empresa é a arquitetura de marca. Se você quer saber mais sobre esse processo, clique aqui.

Todas as franquias estarão integradas na busca de um mesmo objetivo, transmitindo a mesma mensagem

É importante construir um branding de franquias que integre toda a rede de lojas em torno de um objetivo comum, focado na mensagem que a marca pretende passar aos clientes, ou seja, no posicionamento estratégico.

Se o objetivo principal da sua marca é garantir a satisfação do cliente, por exemplo, é fundamental que isso esteja claro para toda a rede e seus colaboradores. Esse direcionamento ajuda a unificar os franqueados que estão inseridos em realidades muito distintas.

Para que toda a rede trabalhe de acordo com a essência e os objetivos da marca-mãe, é necessário treinar bem os franqueados e a equipe de cada loja. Mas o investimento compensa: seu público vai ter a certeza de encontrar a mesma mensagem e o mesmo posicionamento, com o qual ele se identifica, em todas as suas unidades.

O branding para rede de franquias permite colaboradores mais engajados

Quem trabalha com propósito trabalha melhor. Quando o seu negócio tem uma estratégia de comunicação que deixa clara a essência da sua marca, é mais fácil que as pessoas se identifiquem com ela. Colaboradores de toda a sua rede de franquias podem se envolver mais com a missão e a mensagem, aumentar o engajamento de cada um.

Você vai consolidar a boa reputação da marca, inspirar credibilidade e segurança

Se você já teve dúvidas sobre onde se alimentar enquanto estava viajando e seu problema foi resolvido quando você avistou uma lanchonete de fast food conhecida, você sabe bem como uma marca que se destaca transmite confiança e segurança. Quando você gosta do produto, do ambiente e do atendimento de uma loja, é bem provável que você retorne no futuro. O alinhamento do branding na padronização de franquias faz com que seu público “volte” muitas vezes, em unidades diferentes.

O esforço para manter a padronização é recompensador porque um trabalho eficiente de branding consolida a boa reputação no mercado. Não importa onde o seu público está, ele vai saber que a sua franquia é confiável e a experiência de consumo será a mesma. Se um comercial da sua marca estiver em um site na internet ou passar na televisão, por exemplo, pessoas de várias localidades saberão que podem procurar o produto anunciado na franquia mais próxima.

É por isso que a padronização precisa ir além da comunicação visual e da arquitetura. O consumidor procura uma unidade de franquia contando que terá a mesma satisfação que está habituado a ter em outras unidades. O atendimento precisa estar em concordância com a marca-mãe, bem como a ambientação, a música, as luzes, tudo que faz parte do discurso da marca.

Você vai fidelizar os consumidores que associam sua marca a sentimentos positivos

Quando a experiência de consumo obedece aos padrões estabelecidos, os clientes permanecerão encantados e fiéis à sua marca. Mas o contrário também é válido: uma experiência ruim em uma única unidade da franquia pode prejudicar a credibilidade da rede toda.

Por isso, é importante já ter toda a estratégia de comunicação e posicionamento da sua marca antes de transformar seu negócio em franquia. Assim, quando os primeiros franqueados surgirem, você já terá os materiais prontos para direcioná-los no uso na comunicação.

A Calebe_ utiliza ferramentas de pesquisa de mercado e gestão de marca para potencializar negócios. Agora que você já entendeu que o branding pode fazer a diferença na sua franquia, fale com a gente. Nós sabemos como criar a estratégia de gestão de marca ideal para ressaltar o que a sua empresa tem de único e de melhor.

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