O LinkedIn surgiu em 2003 e hoje é a terceira rede social em número de visitantes mensais, atrás apenas do Facebook e do Twitter. O Brasil é o terceiro país em número de usuários e a quantidade de cadastros vem aumentando desde 2011, quando a versão em português foi lançada. Apesar disso, o hábito de usar esta rede ainda engatinha no país.

O diferencial do LinkedIn é o foco em criar uma comunidade profissional. Esta pode ser uma ferramenta poderosa para sua empresa e quanto antes se conseguir explorar suas potencialidades, maiores as possibilidades de se destacar nesse cenário.

LinkedIn: construindo o networking virtual

É comum escutar sobre a importância da rede de contatos para conseguir uma colocação ou recolocação no mercado. Os contatos são igualmente importantes quando se está estabelecendo um negócio. O LinkedIn é uma alternativa para ampliar essa rede para além de conhecidos da faculdade ou empregos e empreendimentos anteriores. Por meio de publicações e interações com grupos, é possível alargar as conexões, ao mesmo tempo em que se amplia o conhecimento profissional.
O primeiro passo é criar um perfil pessoal completo, atrativo e com foco definido:

– Escolha bem a sua foto de perfil. Ela deve ser atual e clara. Deixe as fotos descontraídas para as outras redes. Escolha aquela que melhor represente seus objetivos profissionais.

– É possível selecionar uma imagem de fundo. Personalize seu perfil escolhendo uma imagem que esteja relaciona à sua área de atuação e perfil profissional.

– Preencha os campos de experiência com cuidado. Faça textos objetivos, mas que relatem bem suas atividades anteriores e interesses.

– Personalize a url do seu perfil. Substitua os números gerados automaticamente pelo seu nome.

– Otimize as buscas inserindo palavras-chave em diferentes áreas do site como seus interesses e suas experiências profissionais.

– Se mídias como vídeos, apresentações e imagens são bons representativos da sua experiência, você pode adicioná-los nas seções Resumo, Formação Acadêmica e Experiência.

O mais importante é pensar no LinkedIn como um espaço de contatos profissionais e expansão de marca. Seu perfil pessoal deve seguir o mesmo comportamento que você teria em um encontro de negócios. Para assuntos gerais e fotos descontraídas existem o Twitter, o Facebook e o Instagram.

Construindo uma rede de valor

O principal critério de seleção de contatos nessa rede é o profissional. Tenha isso em mente ao adicionar contatos, recomendar pessoas e participar de grupos.

– Selecionando contatos: Evite adicionar pessoas que você conhece, mas nada tem a ver com sua área. Mais importante que aumentar a rede de contatos em números é fazer isso de maneira objetiva e que gere resultados.

– Competências: Ao adicionar colegas e ex-colegas, verifique as competências listadas por eles e recomende-os por aquelas que você reconhece. Isso fará com que você também seja recomendado por suas melhores qualidades. Essas competências são referências para contratadores e parceiros. Caso você perceba que está sendo recomendado por competências que não são seus pontos fortes, é possível retirá-las de seu perfil.

– Recomendações: Outro valor importante é a recomendação de ex-colegas e contratantes. Esses pequenos textos geram credibilidade às atividades que foram descritas na seção Experiência. Também são um sinal de que contratantes anteriores confiam no seu trabalho e mantém uma boa relação com você e sua empresa.

– Grupos: Ao selecionar grupos para participar, considere seus objetivos profissionais. Selecione grupos que agreguem valor a sua formação e ampliem sua área de conhecimento. Observe quais são ativos e, além da quantidade, esteja atento à qualidade das publicações. Identifique quais membros podem acrescentar valor a sua rede e adicione-os mencionando o texto ou comentário que chamou sua atenção. Lembre também de participar ativamente dos grupos.

Criando a página da sua empresa no LinkedIn

Enquanto seu perfil pessoal representa o profissional que você é, as páginas têm a função de representar a sua empresa. Os dois perfis devem ser igualmente bem preenchidos e valorizados, pois um contribui com o outro. Enquanto usamos as páginas do Facebook para ter uma comunicação mais informal com nossos clientes, no LinkedIn é possível ser mais formal e técnico.

Em sua página, há uma série de informações e conteúdos importantes a serem compartilhados:

– Escolha uma imagem de capa representativa da sua empresa e dos serviços prestados. O foco é sempre a melhor apresentação profissional.

– Faça uma descrição clara sobre os serviços prestados. Informações como localização, telefone, e-mail e serviços devem estar sempre atualizados na sua página.

– Compartilhe conteúdos em sua página, sejam atualizações da empresa ou conteúdos postados no blog profissional.

– Use e abuse do Pulse. Essa ferramenta do LinkedIn permite ficar atualizado sobre tendências e assuntos populares de cada área. Também é possível publicar seus próprios artigos.

Tornando-se um referencial

Ao criar um grupo sobre um tema relevante para o setor, você tem a chance de tornar-se uma referência na área, atraindo mais contatos para sua empresa. Escolha um tema significativo e que você domine. Não tente abordar todos os assuntos da área. Foque em criar discussões expressivas e em gerar e compartilhar conhecimento. Esse tipo de ação reforça a confiabilidade da sua marca e te torna referência em relação aos concorrentes.

Além do grupo, os textos publicados no Pulse e na linha do tempo da sua página devem acrescentar valor e estar relacionados ao tema que você selecionou como carro-chefe do seu conteúdo.

Trazendo seu público de outras redes para o LinkedIn

CAD-linkedin-2

Uma boa ideia é vincular o LinkedIn a publicações externas, como as que são feitas no site ou blog da empresa. Adicione o botão de seguir página a sua homepage e permita que seus leitores possam compartilhar seus textos externos na rede profissional, pelo botão compartilhar.

É importante dar a perceber que você é um membro ativo do LinkedIn e que sua participação na rede é significativa. Ao chamar seu público externo para sua página, é importante que ele esteja atualizada e seja atrativa.

Também é possível levar seu público do LinkedIn para suas outras redes: adicione nos seus textos do Pulse a opção de compartilhar em outras redes sociais, como Facebook e Twitter.

Pulse x Blog

Criar conteúdo para sua marca é uma das melhores maneiras de atrair um público fiel e que defenderá e divulgará a marca espontaneamente. O Pulse apresenta alguns pontos positivos:

– Segundo pesquisa do LinkedIn, 75% dos usuários interagem com os conteúdos publicados pelo menos uma vez por semana.

– As pessoas buscam mais informações sobre empresas cujos funcionários publicam conteúdos na plataforma e criam uma relação de confiança maior com essas empresas.

– Os textos passam a fazer parte do seu perfil e você pode se tornar uma referência no assunto a partir deles.

Assim, mesmo que os textos só possam ser publicados no Pulse via perfil pessoal, eles agregam valor à empresa. No LinkedIn, o conteúdo atinge um público que normalmente não é alcançado em outras redes sociais.

Por outro lado, dentro do Pulse não é possível ter controle sobre elementos como o design e os links da página, pré-determinados pela plataforma. Também não se sabe quando o site poderá limitar o compartilhamento, a exemplo do que faz o Facebook com os links orgânicos e patrocinados.

Recentemente, o LinkedIn criou uma série de soluções de marketing. Apesar de não limitar o alcance orgânico, essas novas opções já indicam um direcionamento para esse caminho. Dentro do pacote oferecido é possível acompanhar e avaliar as conversões, segmentar público e criar listas direcionadas de email.

Neste aspecto, uma boa saída é criar conteúdo de valor em suas próprias plataformas. O blog da empresa pode ter um conteúdo semelhante ao que será postado no Pulse, gerando valor para o seu site. Lembre-se de fazer os textos interagirem e se complementarem com a inclusão de links que levam um ao outro.

Saindo na frente

Apesar de já ser bem relevante em outros lugares do mundo, o LinkedIn tem muito pouco do seu potencial explorado no Brasil. Com o foco no ambiente profissional, é uma plataforma que permite a publicação de conteúdos longos e tem bastante espaço para aprimoramento e discussão. É um ótimo espaço para posicionar a empresa frente a contratantes e mesmo a concorrência. Aprendendo a utilizar o site da melhor maneira, é possível sair na frente e se destacar, gerando mais visibilidade para você e sua empresa.

DIGIA_ Você seguiria sua marca nas redes sociais?