Na última semana, enquanto eu palestrava sobre o processo de criação de uma marca para pequenos empreendedores no SEBRAE, fui surpreendido por uma gentil mulher na plateia, que me perguntou: “eu já comecei o meu negócio, mas ainda não tenho uma marca. Qual é a melhor hora para criar uma?”. Será que negócios que não tem marca podem prosperar?

Tive de dar a ela uma notícia um pouco amarga. O fato é que, quer ela queira ou não, ela já tem uma marca. A partir do momento em que seu pequeno negócio estava aberto, cada ambiente, cada atendimento, cada produto, tudo faz parte de um conjunto de valores que permite identificar seu negócio como tal – ali reside sua marca.

A real escolha não está em criar ou não a marca, mas sim em gerenciá-la. Direcionar sua geração de valor, seu conceito, suas crenças. Alinhá-la às expectativas dos seus públicos de interesse. E, por fim, fazer o possível para conseguir uma representatividade única e positiva na mente dessas pessoas.

Os desafios de uma marca sem gestão adequada

Negócios que tem uma gestão de marca ruim ou inexistente acabam assumindo para si outros desafios maiores. Enumeramos aqui alguns deles.

Pressão por preço

Se não há como diferenciar dois produtos, geralmente o preço se torna o principal fator de escolha por um deles. A pressão por um preço mais baixo impacta diretamente nas escolhas de matéria-prima, qualidade da produção, remuneração da mão de obra e lucro operacional. Claro, diversas marcas colocam o preço baixo como um atrativo de venda, mas jamais desprezam os demais atributos do negócio.

Falta de fidelização

Se não há nada de especial em consumir seu produto ou serviço em relação aos demais, não há por que consumi-lo novamente. Pior ainda, não há lembrança da escolha, e a competição voltará à estaca zero toda vez que o consumidor tiver que decidir a compra novamente.

Mão de obra

É mais difícil atrair e reter mão de obra, especialmente nos níveis mais qualificados, se não há identificação do funcionário com a cultura da empresa, e com sua contribuição para o mundo. Também é mais difícil fazer com que um funcionário se sinta orgulhoso em fazer parte de um projeto que ninguém sabe do que se trata ou qual impacto positivo ele traz.

Por onde começar a gestão de marca

Aqui na CD, gostamos de começar projetos de marca pelo entendimento da proposta de valor. Isto é, o que a sua marca realmente oferece, e como ela pode oferecer melhor. Nesse momento, é sempre útil escutar seus clientes, tentar entender seus hábitos, atitudes e como se dá seu processo de decisão de compra. O que valorizam? Como e onde gostam de consumir seu produto ou serviço? Quais as principais dificuldades que encontram?

Em seguida, garantir que a sua marca tem uma identidade visual compatível com a sua proposta de valor é fundamental. Essa identidade deve funcionar como resumo da sua promessa como marca, de forma simples e poderosa, capaz de desencadear diversas linhas gráficas adequadas a cada momento de contato.

E você? Quais são os desafios na gestão da sua marca? Venha bater um papo com a gente! E, ah, se quiser saber mais, leia estes outros artigos do nosso blog também:

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