Como já contamos em outro post, a Calebe Design foi uma das 15 empresas brasileiras selecionadas para a Platinum Connection, missão da APEX-Brasil no South by Southwest. E eu, Calebe Bezerra, aproveito enquanto ainda está tudo fresco para contar um pouco de como foi o SXSW.

O evento

Para se ter uma ideia da proporção do evento, durante 10 dias, toda a cidade de Austin, no Texas, respira interatividade, filme e música. Praticamente todos os espaços de eventos e bares existentes estavam tomados com programação oficial e não-oficial. Entre os principais palestrantes, ninguém menos que o Presidente dos EUA, Barack Obama; J.J. Abrams (criador da série LOST, e diretor do último Star Wars); Biz Stone (fundador do Twitter), Kevin Plank (CEO da Under Armour); Anthony Bourdain (CNN), Pete Cashmore (Mashable), entre tantos outros.

Estamos falando de uma média de 40 palestras e workshops de alto nível, acontecendo simultaneamente a cada hora em diferentes locais na cidade. Algo como 1.400 eventos em 5 dias.

Não por acaso, os frequentadores do SXSW cunharam o termo FOMO – Fear of missing out (medo de perder alguma coisa), para designar a sensação de que você perde muito mais do que assiste ao escolher aonde vai.

Portanto, não existe uma experiência global do festival, nem é possível fazer um resumo do que rolou. O melhor que posso fazer é contar um pouco sobre as tendências que vi em minha programação:

O carro auto-dirigível do Google está pronto

E vai custar mais ou menos US$ 20 mil. Não precisa de motorista, tem inteligência artificial para identificar caminhos e comportamentos de outros carros e pedestres. Tem uma precisão muito superior à de um GPS.

Desde então, tenho avisado aos taxistas que, se eles estavam preocupados com o Uber, melhor pensar de novo. Os testes realizados já passaram da marca de 1,6 milhão de km e já levaram mais de 7 anos. O carro não possui volante, o que ainda é controverso em termos legais nos países que já começaram a discutir a regulamentação de uso do veículo.

As implicações são incríveis: mais mobilidade, menos vagas de estacionamento necessárias, menos semáforos, menos acidentes e provavelmente menos motoristas. Já pensou?

Lançamento do aplicativo KnowMe

Um aplicativo de celular para criar uma combinação de vídeos, imagens e som de uma forma ágil e simples. Excelente para criação de conteúdo em tempo real, sem passar por uma ilha de edição ou tratamento. Faça um teste que é bem legal!

Lançamento do aplicativo Splash

Um aplicativo capaz de criar vídeos em 360º. Ou seja, usando seu celular, você compartilha a sua visão de todo o ambiente à sua volta. Se você tem um óculos de VR, ainda consegue visualizar o ambiente compartilhado como se estivesse nele de fato. Confira a primeira versão aqui.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Os últimos dispositivos de VR foram a grande aposta dos maiores patrocinadores para chamar a atenção para seus stands. Era possível andar de montanha russa, voar, navegar e até correr em um ambiente programado virtualmente, com uma sensação muito próxima da realidade. Agora, a tendência é que, enquanto o faturamento cresce, os dispositivos vão se tornando menores e mais leves, a exemplo do que aconteceu com o celular.

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Créditos: thewrap.com

Apple Pay e Android Pay – pagamento via celular

O pagamento via celular chegou para ficar. A ideia é gerenciar todos os meios de pagamento que você tem disponíveis – seus cartões de crédito e débito, programas de recompensas, milhagens e até dinheiro – num aplicativo só, no seu celular. Isto é, a carteira começa a se tornar um acessório obsoleto. Esses aplicativos só estão disponíveis nas versões mais recentes de aparelhos de celular – iPhone 6 e Samsung Galaxy S6, além do Apple Watch.

Conversational UI – a não-interface

Muito trabalho tem sido feito para melhorar as interfaces dos sistemas que usamos hoje em dia, desde um aplicativo de banco até uma rede social. Mas esse é um caminho diferente: a UI conversacional é baseada na fala, e está se tornando mais inteligente. Ou seja, não existem botões, telas, textos, senhas. Você fala, e o aplicativo entende e faz. Ou você nem fala: ele olha para aquela situação e já se resolve. Por exemplo, você já abriu o Waze e ele adivinhou para onde você estava querendo ir? É por aí.

O exemplo clássico é o do filme Her, em que o protagonista se apaixona por um programa de computador, desenhado para entender o que ele realmente quer e gosta. A verdade é que já estamos bem mais próximos dessa tecnologia do que imaginamos.

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créditos: feministing.com

Multidevice Mambo: usabilidade através dos dispositivos

Já temos computadores, laptops, tablets, tvs, celulares e relógios, tudo “smart”, conectado. Mas já parou para pensar como esses gadgets não são tão inteligentes para conversar entre si? Esse projeto do MIT aponta novas direções em como os dispositivos podem interagir de uma forma mais dinâmica:

THAW: Hybrid Interactions with Phones on Computer Screens from Tangible Media Group on Vimeo.

#LearnToUnlearn : aprenda a desaprender

Kevin Plank contou um pouco sobre como, hoje em dia, as coisas que aprendemos perdem a validade rápido, e muitos conceitos estão em mudança constante.

Building Great Digital Products: priorize os novos usuários

Para Scott Belsky, todo produto digital deve priorizar a satisfação e a facilidade de entrada de novos usuários, em relação a acrescentar funcionalidades solicitadas pelos usuários existentes.

A/B Testing Toolkit

Paolo Malabuyo, diretor de design do Netflix, mostrou como os testes A/B , em que verifica-se os resultados de duas opções diferentes de design para fazer uma escolha estatística, estão sendo cada vez mais valorizados pelas grandes corporações. Estudos como o Google forty-one shades of blue, em que o Google testou 41 tons de azul até chegar ao que considera mais efetivo, e os testes de imagem no site da campanha eleitoral de Obama geraram milhões de dólares de diferença. Paolo apresentou estudos da página inicial do Netflix que tiveram uma variação de desempenho de 46%.

Em breve, exploraremos mais a fundo alguns destes temas por aqui. Fiquem por perto!calebedesign_sxsw_2016calebedesign_sxsw_2016her-film-02her-film-02

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