Antes de iniciar o serviço de negócio online, você deve estar atento aos inúmeros recursos disponíveis no mercado digital. Já falamos aqui sobre as principais formas de pagamento para o seu e-commerce. Hoje, vamos abordar duas plataformas para você gerenciar a sua loja virtual. Quer saber qual a melhor opção para sua empresa?

Entendendo as plataformas de e-commerce

Plataformas de e-commerce são sistemas de gerenciamento de produtos online. Basicamente, são ferramentas para você editar e customizar a sua loja, com funcionalidades que incluem personalização da página, adição de novos produtos, acompanhamento de pedidos, cadastro de clientes, etc.

Atualmente, contamos com duas plataformas que são destaques no mercado digital. O Magento, serviço lançado em 2008, é um software open source desenvolvido na linguagem PHP. A outra opção é o WooCommerce, um plugin open source lançado em 2011 que transforma o WordPress em um gerenciador de lojas virtuais.

Prós e contras de cada plataforma

O Magento é uma ótima opção que pode ser integrada a sistemas de pagamento, ferramentas de e-mail marketing e vários outros recursos. Apresenta inúmeras funcionalidades, como a arquitetura modular e os templates, que permitem a melhor customização da página, de acordo com o perfil da sua empresa.

Por outro lado, diante de tantos recursos disponíveis, a plataforma possui algumas exigências não muito acessíveis. Primeiro, você precisa ter conhecimentos avançados em programação. Ou conhecer alguém que possa gerenciar o sistema. E para o melhor funcionamento da plataforma, o investimento num bom provedor de hospedagem é indispensável, o que torna o serviço mais caro.

Já o WooCommerce é indicado para você que já possui alguma noção em WordPress, permitindo o gerenciamento dentro da própria plataforma. Uma das principais vantagens está em sua manutenção, sendo um sistema mais simples que o Magento e que não exige, necessariamente, de desenvolvedores capacitados. Isso, sem deixar a desejar nos recursos disponíveis, com ferramentas para você gerenciar produtos, sistemas de pagamento e serviços de SEO.

Por ser uma plataforma mais simples que a primeira, o WooCommerce pode apresentar algumas limitações, até porque o próprio WordPress não é um sistema especializado em e-commerce.

Assim, vimos aqui que não existe uma plataforma melhor que a outra. Há opções mais adequadas ao perfil de cada empresa, seja ele indicado ao Magento ou ao WooCommerce.

Para você que está entrando no mundo do e-commerce, esperamos que as informações apresentadas possam ser úteis em sua loja virtual. E se quiser conhecer mais sobre as plataformas e discutir qual a melhor opção para sua empresa, fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe.

DIGIA_ Você seguiria sua marca nas redes sociais?