Uma pesquisa feita pelo Sebrae mostra que 23,4% das empresas abertas no Brasil acabam fechando as portas com menos de dois anos de vida. Um dos problemas por trás desse cenário é a falta de um planejamento financeiro adequado.

O final de ano é a época em que as empresas precisam se organizar para o ano seguinte e definir qual será o orçamento para continuar atuando com segurança no mercado. Essa etapa pode fazer toda a diferença na sobrevivência e no crescimento do seu negócio.

Já começou a fazer o orçamento do próximo ano da sua empresa?

Saiba quais são as vantagens de se planejar

O planejamento do orçamento do próximo ano pode ser útil em várias situações. Se a sua empresa precisar de um empréstimo, mostrar que você está preocupado em planejar os seus gastos e lucros é uma boa forma de transmitir credibilidade ao banco, por exemplo.

Com um orçamento pensado no ano anterior, é mais fácil evitar riscos e se preparar para cenários atípicos durante o ano também. Outra vantagem é que o orçamento anual pode aumentar a produtividade da equipe e contribuir para melhores resultados, uma vez que as metas foram definidas previamente, como bem disse o especialista em finanças Victor Butcher:

“O orçamento é como um mapa que mostra para onde você está indo com a sua empresa.”

Assim, fazer um orçamento anual é um passo muito importante para pensar como serão atingidos os resultados táticos e estratégicos que você gostaria de alcançar no próximo ano. É esse planejamento que vai orientar todos os projetos ao longo do ano, os padrões e as rotinas diárias de cada equipe da sua empresa.

É por isso que um bom orçamento anual precisa ser do conhecimento de toda a equipe de colaboradores, principalmente dos gestores de cada time. São eles que definirão as metas serem atingidas e precisam ter uma ideia clara do que cada pessoa dentro da empresa precisa fazer pelos objetivos comuns.

Como planejar o orçamento anual?

Já que a principal função do orçamento anual é fazer com que os objetivos da empresa sejam atingidos com saúde financeira, o primeiro passo para fazer o seu orçamento anual é traçar essas grandes metas e pensar nas diretrizes estratégicas que vão te levar até lá. Mas o orçamento precisa levar em conta também uma série de previsões sobre a empresa e o mercado em geral. É necessário pensar também nestes outros pontos:

  • Padronize as ferramentas que serão utilizadas na administração da empresa, no controle financeiro e na gestão dos projetos. Antes de tudo, é importante ter organização para otimizar o planejamento orçamentário.
  • Liste todos os tipos de gastos e de receitas da sua empresa. Crie pacotes de despesas e receitas de mesma natureza para agilizar o processo de planejamento.
  • Divida as despesas entre fixas e variáveis, e classifique-as por importância. Defina quais são as essenciais para o funcionamento e a sobrevivência da empresa. Do que você não pode abrir mão?
  • Imagine os melhores e piores cenários possíveis no mercado para a sua empresa e pense em estratégias que  para lidar com um grande aumento ou grande queda na demanda pelo seu serviço, ou produto, por exemplo. Planeje-se para desafios inesperados.
  • Analise a receita de cada produto ou serviço que você oferece. Qual tem sido mais rentável para a empresa? Você gostaria que isso mudasse no ano que vem? Como os outros podem ser melhorados?
  • Defina metas menores para cada equipe da empresa, compatíveis com os objetivos gerais e com a estratégia para alcançá-los definida no início do planejamento e, claro, compatíveis também com o orçamento previsto para o ano que vem.
  • Compartilhe as metas com as equipes, principalmente com os gestores, para definir como cada uma fará a sua parte para garantir o crescimento saudável do negócio.

O que mais não pode faltar?

Para que a empresa possa crescer, no seu orçamento geral do próximo ano, você também não pode deixar de incluir o orçamento de investimentos.

É preciso apostar em inovação, em conhecimento, em pessoal, etc. Tudo que faz parte da sua estrutura de produção pode sempre ser aprimorado e melhor orientado para os seus objetivos.

Ao longo do ano planejado, não pode faltar, ainda, o acompanhamento mensal do que foi realizado na sua empresa, uma análise de quais foram os erros e acertos. Ter um planejamento permite que você compare, corrija e redirecione ações e projetos para assegurar o cumprimento das suas grandes metas para o ano. Não deixe o planejamento de lado durante a execução!

Como fazer planejar orçamento orientado para o crescimento do meu negócio?

Já vimos que fazer um orçamento anual com antecedência é um passo fundamental para a sobrevivência do seu negócio e o alcance dos seus objetivos, mas como ir além e garantir também o crescimento da sua receita e fortalecer a sua marca?

Um bom investimento pode ser incluir o marketing digital no seu orçamento. Se você ainda não reserva parte da sua receita para fazer o seu nome ser mais visto (e bem-visto) pelo seu público na internet, a sua empresa está ficando para trás. Bill Gates, o fundador da Microsoft, já disse que, em alguns anos, “vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios.”

O marketing digital pode ser orientado para vários objetivos distintos dentro de um negócio. Uma empresa que acabou de começar as suas atividades pode se beneficiar do posicionamento e divulgação da marca nas redes sociais para atrair os seus primeiros clientes, por exemplo.

Por outro lado, negócios que já têm mais tempo de estrada podem focar na fidelização ou no aumento dos índices de satisfação dos seus clientes. Cada empresa deve ter uma estratégia de marketing digital específica, orientada para as suas necessidades e desejos para o próximo ano.

Estratégias diferentes também têm custos diferentes. Sempre é possível conciliar a sua fatia orçamentária para o marketing digital com alguma estratégia adequada ao seu negócio. 

“Um bom marketing faz a empresa parecer inteligente. Um ótimo marketing faz o cliente se sentir inteligente.” – Joe Chernov, Head de Conteúdo da Hubspot

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