Era só uma questão de tempo. Durante vários anos, desde a bolha da internet nos anos 2000 e o surgimento das redes sociais, o desktop foi o aparelho preferido pelo brasileiro para se conectar à internet. Hoje, utilizamos o smartphone (de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, o aparelho já representa 80% dos acessos dentro das casas).

Acessibilidade e praticidade

A justificativa para essa mudança de hábito é simples. Escolhemos a acessibilidade e mobilidade. Acessar jogos e aplicativos em casa, no carro (quando não estiver ao volante), na rua, numa festa, ou seja, a qualquer hora e em qualquer lugar, é bem mais prático do que ficar preso ao computador, num lugar fixo. E o mesmo podemos dizer dos acessos aos sites institucionais.

Da mesma forma que as pessoas estão se adaptando ao novo hábito, em que passamos boa parte do dia com o aparelho na mão, as empresas estão começando a perceber a importância de uma versão mobile para os seus serviços.

Investindo em usabilidade

Sites adaptados oferecem usabilidade e facilidade para o usuário acessar os menus, textos e imagens, da forma mais adequada para o aparelho em questão. Já as páginas não adaptadas deixam de atender às expectativas do cliente, ao apresentar distorções na qualidade do conteúdo. E uma experiência negativa com a sua página sempre acaba em maus negócios.

Quer mais provas de que a versão mobile é uma ótima maneira de expor a sua marca na internet? O próprio Google, desde o ano passado, privilegia as empresas com versão adaptada em seus mecanismos de busca. Assim, pode ter certeza, aquelas que ainda não adequaram seus serviços para dispositivos móveis estão perdendo espaço na web e, consequentemente, deixando de conseguir novos clientes.

Vamos fazer um teste e ver se realmente vale a pena? Lançamos recentemente a versão mobile do site do Dr. Gabriel Gontijo. Você pode acessar o conteúdo tanto em seu desktop quanto no smartphone e perceber como o conteúdo é adaptado para cada plataforma.

E então, o que achou? Você também pode fazer o teste de compatibilidade para verificar se uma página apresenta um conteúdo adaptado para dispositivos móveis. É só acessar este link do Google.

DIGIA_ Você seguiria sua marca nas redes sociais?