Freedonismo: A diversão como antídoto para o medo

Por João Vitor Vidal

Vivendo em meio a uma pandemia, crises políticas e mudanças climáticas, o consumidor de 2022 escolhe a diversão e o prazer para afastar o medo.

Não é difícil perceber que um conjunto de crises nas áreas de saúde, política, economia e meio ambiente provocou uma pandemia secundária: a da ansiedade. De acordo com estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o número de pessoas com crise de ansiedade quase dobrou, consagrando o Brasil, mais uma vez, o país mais ansioso da América Latina. Os casos de depressão também aumentaram em 90%. Com isso, não é surpresa descobrir que os consumidores da década de 20 estejam buscando maneiras de se distrair, se divertir e até mesmo aprender coisas novas neste processo.

De acordo com o relatório “22 to ‘22” da TrendWatching, uma nova onda está chegando ao mercado. Denominada Freedonism, junção das palavras Free (livre) e Hedonism (hedonismo), esta macrotendência privilegia marcas que possam, por meio da criatividade e da inovação, trazer mais diversão para seus clientes durante a jornada e ajudá-los a trocar este estado de ansiedade e apreensão por sensações como alegria e prazer. Veja abaixo dois exemplos de bom aproveitamento da tendência:

Lego – Launderette of Dreams

Como parte da campanha Rebuild the World,a Lego desenvolveu, em parceria com o designer Yinka Ilori, a Launderette of Dreams (Lavanderia dos Sonhos). Trata-se de uma instalação lúdica e interativa que simula uma lavanderia dos sonhos infantis, inspirada em ideias de crianças das escolas Londrinas. A obra, totalmente interativa, fica aberta à comunidade que, de acordo com a própria Lego, “[…] agora tem uma área divertida e positiva para […] desfrutarem e soltarem sua imaginação”.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=feo6GeZqxss

Loja da Lego em Londres
Loja da Lego em Londres

Corona e Duolingo

A mexicana Corona também já está marcando seu espaço nesta tendência. Em parceria com a plataforma de ensino de idiomas Duolingo, a marca desenvolveu uma vending machine que presenteia os consumidores com o novo sabor de Corona (Limonada Hard Seltzer) caso estes consigam pedir a bebida de forma correta, em espanhol. Consumidores que não conseguem realizar a pronúncia corretamente são presenteados com uma inscrição no Duolingo Plus, modalidade premium da plataforma de idiomas.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HnLCmInbGcw

Homem parado em frente a máquina
Cliente pedindo uma cerveja em máquina da Corona / Duolingo

Freedonismo como parte de uma estratégia de branding

Estes são excelentes exemplos de como marcas podem divertir seus consumidores enquanto estes se desenvolvem. Mas isso não quer dizer que a sua marca deva sair fazendo quizzes ou instalações artísticas. A criação de ações “Freedonísticas” depende de um olhar atento para o propósito e a personalidade da marca. No caso da Corona, a marca reforça sua imagem de bebida Mexicana, latina, enquanto o Duolingo reforça sua narrativa de ensinar idiomas de uma forma divertida.

Portanto, na hora de pensar como aproveitar esta tendência, lembre-se de estar bem alinhado com os pilares de sua marca. Pense em todos os touchpoints da jornada do seu consumidor e se pergunte “Como a minha marca pode trazer descontração e alegria para o cliente?”. Inovações no atendimento? Ações esporádicas? Ativações de produtos? Tanto faz, desde que você faça o cliente se sentir livre e alegre, e mantenha a coerência da marca.

Se quiser saber mais sobre essas e outras tendências de comportamento e como aplicá-las à realidade das marcas, vem bater um papo com a gente!

 

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