A partir dos anos 2000, só aqui no Brasil, milhares de empresas começaram a colocar os seus serviços em funcionamento por meio das startups. Sendo que muitas delas renderam uma fortuna aos donos. Os famosos aplicativos para celulares, mais recentemente, são um bom exemplo disso. Mas engana-se quem pensa que esse modelo de empreendedorismo é garantia de sucesso.

Para começar, uma ideia que você teve e achou muito criativa provavelmente já foi pensada e elaborada por outra pessoa. Isso sem falar de outros tantos empreendimentos promissores que, por algum motivo, não decolaram. Então, antes de pensar em investir, é bom ter os pés no chão e, se optar por seguir em frente, que seja um tiro certeiro.

Busque a oportunidade certa para começar a sua startup

Por outro lado, da mesma forma que uma ideia pode não ser inédita no mercado, existe uma infinidade de problemas que necessitam de solução por aí. Como empreendedor, você precisa enxergar a oportunidade certa para colocar a sua ideia em prática. Assim, antes de dar início à sua startup, faça questionamentos do tipo: meu aplicativo vai resolver o problema das pessoas? Se já existe algum serviço do tipo, o que fazer para que o meu seja um diferencial? Ou então, se um aplicativo com a mesma ideia que a minha não deu certo, como proceder para que o meu funcione?

Dado o primeiro passo, elabore um bom planejamento para a sua empresa. Comece a pensar nos gastos, na equipe, na estrutura de sua startup. É muito importante ter pessoas de confiança ao seu redor, que possam oferecer informações úteis para a continuidade de seu projeto.

Contexto do mercado de startups

Analise também a situação do mercado, como ele está agora e como será daqui a 10, 20 anos. Com uma pesquisa de mercado adequada e de acordo com o que planejou, você pode ter uma perspectiva para seus negócios, a curto e longo prazo. Muitas das empresas que quebraram não seguiram de perto o planejamento inicial. Ou simplesmente não tinham um.

E, mais do que isso, esteja preparado caso a sua startup não decole num primeiro momento. Se acontecer, entenda toda a estratégia adotada, avalie os erros e acertos dessa experiência e, numa nova oportunidade, comece a planejar a próxima ideia. Afinal, existe uma infinidade de problemas que necessitam de solução por aí.

Para finalizar, comprometa-se com o seu projeto e vá atrás de tudo aquilo que planejou. Os grandes resultados não acontecem por acaso. Ou você acha que o Zuckerberg ficou bilionário da noite para o dia?

DIGIA_ Você seguiria sua marca nas redes sociais?