A sua marca provavelmente tem um nome e uma logo. Muitas vezes, as pessoas pensam que isso é o suficiente para ser reconhecido e valorizado no mercado. Mas, na verdade, a forma como uma marca se posiciona por meio das suas ações e dos seus discursos interfere muito na percepção dos consumidores e concorrentes.

Marca é muito mais que logo: é tudo que remete à sua empresa e que mostra ao público qual a sua essência e os seus valores. Pense em felicidade. Qual a primeira marca que vem à mente? Seja qual for o produto ou serviço oferecido por essa empresa, ela conseguiu associá-lo a um conceito muito poderoso.

Isso acontece por causa da gestão de marca – também chamada de branding, um conjunto de estratégias que consegue fazer com que uma empresa ou produto seja lembrado pelo seu público mesmo sem ser, necessariamente, o melhor.

O branding adiciona valor à marca por meio do marketing. E não é apenas valor financeiro. Confira quatro vantagens de investir em uma estratégia de gestão de marca para o seu negócio:

1. Os consumidores vão valorizar o seu produto ou serviço e confiar em você.

Gestão de marca é o conjunto de iniciativas que buscam tornar a sua marca reconhecida, lembrada e valorizada. Ela ajuda a consolidar sua imagem diante do mercado. Uma marca amplamente conhecida e bem posicionada tem mais valor e transmite mais credibilidade.

2. Com a gestão de marca, você vai associar o seu negócio a sensações positivas.

Hoje em dia, os consumidores querem mais do que comprar um produto. Eles querem poder fazer parte da marca e vivenciar boas experiências. No seu relatório de 2020, a Trendwatching, empresa global que ajuda marcas a entenderem o que seus consumidores vão querer no futuro, cita que experiências de entretenimento ao vivo são uma tendência forte para os próximos anos.

São essas experiências que criam lembranças positivas relacionadas à marca na mente dos consumidores e os transformam em verdadeiros fãs e defensores da empresa.

O Tudum, festival de entretenimento promovido pela Netflix em São Paulo, por exemplo, cujo nome é uma referência ao som emitido pela plataforma quando o usuário dá play em algum filme ou série, é uma iniciativa para criar conexões afetivas com os consumidores que comparecem ao evento.

3. Seu público vai entender porque a sua marca é diferente das outras.

Toda marca bem pensada é a junção de um conceito com seu produto ou serviço. A Lululemon e a Patagonia são exemplos desse casamento perfeito. Conseguiram se diferenciar no mercado de roupas esportivas representando segmentos como ioga ou esportes ao ar livre.

Por meio de ações que buscam moldar a imagem da empresa na mente do público, a gestão de marca deixa claro quais são os valores, a essência e os diferenciais do negócio. Se seu objetivo é que o público reconheça sua marca como sofisticada, inovadora ou tradicional, por exemplo, é preciso trabalhar a percepção do mercado. Quais ideais movem o seu negócio? O que tem de especial na sua maneira de oferecer um produto ou serviço? Dê o devido destaque ao que torna a sua marca única. 

4. Usando conceitos de gestão de marca, você atrai consumidores que tem tudo a ver com a sua empresa

Quando você deixa claro quais são os valores que a sua marca defende e quais são os diferenciais do seu negócio, você atrai consumidores que se identificam com seus produtos ou serviços. Ou seja, o branding pode te ajudar muito na hora de captar leads com mais potencial, o que, no final, gera mais clientes fiéis, mais vendas e mais lucro.

Por esses e outros motivos, a gestão de marca é encarada por muitos empresários como uma solução para melhorar a forma com que as empresas interagem com os seus consumidores e para gerar mais receita.

A marca é um dos ativos mais valiosos do seu negócio. Quer gerir melhor a sua marca e usufruir de todos esses benefícios? Vem tomar um café e conversar com a gente.

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