O que normalmente buscamos no desenvolvimento de um site? Acessibilidade, usabilidade e conteúdo relevante são alguns fatores de grande interesse para a empresa. A segurança da plataforma é um assunto que não fica atrás.

No meio digital, estamos sujeitos a diversos tipos de informações e acessos que podem “invadir” o seu sistema e comprometer todo o seu projeto. Desta forma, sites institucionais, plataformas de e-commerce, e-mails e até mesmo redes sociais estão vulneráveis na rede. E precisamos pensar em alguma forma de proteger o nosso negócio.

Atualmente, utilizamos o protocolo https para indicar se uma navegação é segura. Antes de saber como tornar o seu site mais seguro, vamos entender a diferença entre os protocolos http e https.

http x https: entenda a diferença entre um site seguro e inseguro

http (Hyper Text Transfer Protocol) é um protocolo que permite aos dispositivos (computadores, tablets, smartphones) a troca de informações entre o usuário e um determinado site. A grande fragilidade deste tipo de protocolo é a possibilidade de interceptação dos dados por hackers, permitindo o roubo de informações como login e senha, principalmente se o usuário estiver usando uma conexão Wi-fi.

Você deve tomar cuidado ao informar seus dados em um site que possui somente o protocolo http, pois este tipo de navegação é considerada insegura.

Os navegadores mais modernos (Chrome e Firefox) já exibem indicações caso o site apresente este protocolo do tipo “inseguro”. O Google Chrome, por exemplo, fornece este aviso ao usuário:

Já o https (Hyper Text Transfer Protocol Secure) representa uma navegação em modo seguro, feita por meio de criptografia, que nada mais é do que uma codificação usada para proteção das informações trocadas entre o usuário e o site. Deste modo, um hacker até poderia interceptar as informações, mas precisaria descodificar para decifra-las, o que seria muito complexo. Para que esta proteção funcione é utilizado um certificado de segurança, o SSL.

Você provavelmente já deve ter notado o indicador antes da URL de um determinado site. Normalmente, apresenta um ícone de um cadeado e o termo “seguro”, além do protocolo https.

Como proteger o seu site

Para implementar um protocolo de segurança https em seu site, é necessário adquirir o certificado SSL. Existem vários modelos no mercado, desde os que são pagos, cobrados através de uma anuidade, e os gratuitos.

A escolha do tipo de certificado depende muito do nível de segurança que o seu negócio vai necessitar. Este nível deve ser equivalente ao tipo de informação que o seu usuário vai trocar com o site. Lojas virtuais, por exemplo, que possuem meios de pagamento por cartão de crédito direto no site e que não usam intermediadores financeiros, precisam de certificados com nível de segurança mais alto.

Você deve verificar se o seu provedor de hospedagem disponibiliza estes certificados e o custo do serviço.

Após a instalação do certificado em sua hospedagem, você deve fazer todas as configurações necessárias para que a plataforma passe a usar o novo protocolo https. Estas configurações normalmente são feitas pela equipe que desenvolveu o site.

E o Google?

A grande novidade do assunto tem a ver com o Google. Para começar, você pode ver que, ao acessar o site, ele possui o protocolo https, indicando, portanto, que a navegação é segura.

Além de segurança, o mecanismo de busca vai oferecer outra vantagem para você. Mais especificamente, para a visibilidade do seu site no meio digital.

O Google prioriza sites com https nas buscas orgânicas em relação aos http. É uma forma de estimular empresas a adotar o protocolo e, consequentemente, oferecer uma navegação com mais segurança ao usuário.

Inclusive, o certificado de proteção SSL faz parte do algoritmo de classificação do Google, o que beneficia o SEO da sua plataforma e acaba melhorando o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Segurança para o seu negócio!

Apesar de não ser uma regra no meio digital, trata-se de uma tendência já adotada por várias empresas. Esperamos que cada vez mais pessoas adotem o sistema https. Afinal, todo mundo quer um site que seja seguro e confiável para o usuário e que também apareça entre os primeiros resultados de busca orgânica.

Se precisar de mais informações para o seu negócio, procure a nossa equipe de especialistas!

DIGIA_ Você seguiria sua marca nas redes sociais?