Você considera que o seu site é bom, ou acha que ele está deixando a desejar? Responder essa pergunta não é tão simples. Para medir o desempenho do site, você vai ter que avaliar uma série de fatores como: segurança, velocidade e usabilidade.

Felizmente, existem várias ferramentas gratuitas que podem te ajudar a entender os pontos fortes e fracos do seu site. 

É possível identificar falhas de segurança, lentidão no carregamento, problemas de SEO, entre outras questões que prejudicam a qualidade da navegação. Assim, você consegue corrigir cada defeito, aperfeiçoando suas páginas na internet e implementando aquilo que é considerado mais moderno no mercado.

Se você tem o seu próprio negócio e quer ter uma presença forte no meio digital, ter um site mediano não é uma opção. Por isso, separamos dicas que vão te ajudar a melhorar o desempenho do seu site. Confira!

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Segurança em primeiro lugar

A cada ano, a segurança do usuário ganha mais importância para quem tem uma presença constante na internet.

Hoje, buscadores como o Google priorizam o ranqueamento de sites mais seguros. Por isso, é importante falar do primeiro passo para garantir segurança total, independentemente do tipo de site que você escolhe, que é ter um site com o Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS).

O Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro foi criado em 1994, pela Netscape Communications. Ele nada mais é do que uma criptografia que cria um canal seguro de transmissão de informações entre o usuário e o servidor, garantindo o sigilo de dados sensíveis, como senhas e informações de pagamento.

Com o HTTPS, a interceptação de dados do usuário é dificultada. Sites que seguem esse protocolo ganham um selo de segurança, representado pelo cadeado verde que aparece na barra de navegação. 

Esse recurso é considerado primordial para qualquer site bom, com credibilidade e que queira aparecer nas pesquisas. Em 2015, o Google anunciou que iria priorizar a indexação de sites com HTTPS.

Apesar desta recomendação de segurança, muitos sites ainda não usam o protocolo. De acordo com um levantamento da empresa de segurança DigiCert, 47% dos domínios brasileiros .gov, ou seja, sites governamentais, não possuem o certificado TLS ou SSL, que garantem a conexão HTTPS.

Instalando o HTTPS

Se o seu site segue essa linha e ainda não tem conexão HTTPS, é hora de correr atrás do prejuízo. O primeiro passo é checar se o seu provedor de hospedagem oferece certificados de segurança. 

Imagem comparativa de um site com https e outro que não tem.

Após obter um modelo de certificado, você vai precisar alterar todos os links, caminhos de arquivos e imagens para o HTTPS. Como se trata de uma mudança técnica, é recomendado que você busque a ajuda de um desenvolvedor, que vai fazer toda a instalação e configuração do protocolo.

Garantir a segurança da navegação do usuário dá autoridade para o site do seu negócio, especialmente quando falamos de e-commerce. Afinal, nenhum cliente quer navegar, que dirá comprar, em um site que não tem uma forte proteção dos dados do usuário.

Medindo o desempenho do site

Sabe aquela página que demora alguns minutos para carregar, mesmo quando você tem acesso a uma boa internet? É bem provável que esse site tenha falhas na programação, que estão impedindo uma navegação rápida e eficiente.

Para identificar esses erros, uma boa opção é o Google PageSpeed Insights. Com essa ferramenta, você consegue medir a velocidade de carregamento do seu site de graça, tanto na versão desktop, quanto na versão mobile. 

Tela principal do Google PageSpeed Insights.

Ao digitar o endereço do seu site na barra de busca da plataforma, ela mostra todos os erros de programação, em detalhes. O PageSpeed também dá uma pontuação de velocidade para o seu site, que vai de 0 a 100. Sites bons são aqueles que ganham uma nota acima de 80.

Para corrigir os erros identificados pelo PageSpeed, você vai precisar de um programador, mas todo o diagnóstico inicial já pode ser feito nessa plataforma.

Tela principal do WebPageTest.

Outra plataforma com essa função é o WebPageTest. Apesar de ser mais antigo, o site ainda pode ser usado como um complemento ao Google PageSpeed, já que ele fornece dados mais complexos, relacionados ao desempenho do servidor.

Avaliando o conteúdo

Outro aspecto que interfere na qualidade do seu site é o próprio conteúdo. Neste caso, deve ser feita uma avaliação técnica de programação, mas também uma avaliação mais crítica em relação aos textos e páginas.

Tela principal do Google Search Console.

Para avaliar o Search Engine Optimization (SEO), ou seja, a otimização do seu site para que ele seja encontrado facilmente e bem ranqueado nas plataformas de busca, você pode usar o Google Search Console. Com ele, você consegue emitir relatórios sobre o tráfego do seu site, entendendo como está sendo o seu desempenho nas pesquisas.

A plataforma mostra como o Google está lendo os aspectos da sua página (título, imagens, e descrições), tráfego de pesquisa, problemas de segurança e indexação da página, além de outros recursos, como análise de palavras-chave.

É uma ferramenta muito útil para profissionais de SEO e produtores de conteúdo em geral. Outro recurso útil para esses profissionais é o  Google Analytics

Assim, ele registra todas as métricas de desempenho do seu site, mostrando como o usuário se comporta visitando as suas páginas, quais postagens funcionam e quais não estão dando a audiência esperada.

É com o Analytics que você consegue enxergar melhor o perfil da sua audiência, orientando a produção de conteúdo com informações mais precisas sobre o público.

Como ter um site bom?

Com as ferramentas citadas, você consegue fazer um bom diagnóstico do que precisa ser melhorado no seu site, tanto na parte de programação, quanto em conteúdo.

Apesar disso, mesmo com tantos facilitadores, é importante ter em mente que as regras mudam. Novas ferramentas sempre estão surgindo e as grandes empresas, como o Google, vão continuar redefinindo diretrizes para validação de sites.

Por isso, a principal dica que podemos entregar é: mantenha-se atualizado. Não dá pra achar que o seu site deve ser o mesmo para sempre. 

É importante estar atento ao mercado, à concorrência e às grandes empresas, para continuar implementando as mudanças que precisam ser feitas. Só assim, você consegue ter um site bom de verdade, mantendo a relevância por muitos anos. 

Agora que você já sabe o que é preciso para ter um site de sucesso, confira alguns projetos inspiradores, que são exemplos de uma presença digital forte e autêntica. Ainda tem alguma dúvida? Fale com a gente!

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