Os tempos mudaram, pessoas e tecnologias estão em constante processo de atualização. Plataformas digitais são programadas para oferecer experiências cada vez mais positivas ao usuário. E se você ficar na mesmice, todo o seu investimento pode ir por água abaixo. Por isso, é importante investir em design responsivo.

Esse é um assunto que, há alguns anos, está na pauta de programadores, desenvolvedores e designers brasileiros. O design responsivo é toda aquela mágica capaz de oferecer acessibilidade do conteúdo de um site independente do tamanho da tela do dispositivo. E o que esse serviço trouxe de novidade em experiências online?

Acessibilidade e mobilidade

Na época em que usávamos apenas o desktop, na qual grande parte dos monitores era de uma determinada resolução, foi estabelecido um padrão que ia de 960 a 1920 pixels para a largura de um site. Ou seja, todo o conteúdo web era organizado num espaço dentro dessa dimensão. Até aí tudo bem, já que era necessário o uso de um computador para acessar a internet.

Nos últimos anos, ganhamos acessibilidade e mobilidade, deixando de lado a dependência dos desktops. Hoje, podemos acessar um site de praticamente qualquer dispositivo conectado à internet. Mas a largura do monitor não é mais a mesma. Ainda mais se pensarmos na tela de um smartphone, praticamente do tamanho da palma da sua mão, ou numa smart TV, que ocupa toda a parede da sua sala. E é aí que entra a importância do design responsivo.

Uma boa opção

Uma solução para essa diferença de dimensões seria criar um layout para cada tipo de dispositivo. Agora, já imaginou o trabalho que isso iria dar? Isso sem falar que atualmente contamos com ferramentas e dimensões muito mais atualizadas que aqueles 960 pixels.

O design responsivo pode ser uma boa opção para o seu negócio. E funciona da seguinte maneira: ele adequa todo o conteúdo de um site de acordo com a largura de cada dispositivo, sem a necessidade de versões específicas.

Tudo isso é possível por meio da escrita em CSS de um módulo chamado Media Queries. Basicamente, é uma expressão que direciona o usuário de um site para uma folha de estilos de acordo com o dispositivo em uso. Dessa forma, é possível definir também tamanho, resolução, proporção, tudo de forma bem mais precisa. Na verdade, não se trata de mágica nenhuma, mas sim de uma funcionalidade que garante acessibilidade sem distorções.

Quer ver um bom exemplo de site responsivo?

Lançamos recentemente o blog Vem Por Aqui, programado de forma responsiva, com um conteúdo que pode ser acessado em qualquer tipo de dispositivo.

Confira o case completo aqui.

Hoje, o design responsivo é uma realidade no mundo digital, principalmente quando falamos em experiências e possibilidades. É claro que existem outras opções e pode até ser que, num futuro próximo, outro serviço entre em pauta e ganhe evidência entre os profissionais brasileiros. Afinal, pessoas e tecnologias estão em constante processo de atualização.

E você? Já experimentou o design responsivo para a sua empresa? Se quiser saber um pouco mais sobre o tema, é só entrar em contato com a nossa equipe.

DIGIA_ Você seguiria sua marca nas redes sociais?