gear-vr-hero

Você se lembra, lá nos anos 80 e 90, dos filmes que retratavam um futuro distante, com tecnologias inimagináveis e inacessíveis para a época? Pois é, esse futuro já chegou.

Vivemos hoje numa era digital, em que estamos completamente conectados com o virtual. Nele, podemos trabalhar, estudar, comunicar, enfim, interagir com uma infinidade de situações que antes não eram possíveis. E estamos chegando num ponto em que o virtual e o real possibilitam uma nova forma de percepção do mundo à nossa volta.

A realidade virtual chegou!

São as chamadas realidade virtual e realidade aumentada. São duas ferramentas de interatividade que, com o auxílio de determinadas tecnologias, conseguem recriar um cenário tridimensional misturado ao real ou vice versa.

E como isso é possível? Pense numa interface 3D, em que você imerge num cenário multissensorial desenvolvido para simular ações e movimentos. Esta é a realidade virtual, representada por jogos, aplicativos e filmes. Pegamos como exemplo o Splash, um aplicativo que te permite gravar um vídeo em 360º do lugar que está e compartilhá-lo.

Já a realidade aumentada é o que o próprio nome diz. É o mundo real com a adição de elementos virtuais. Temos atualmente diversas grandes empresas, dentre elas Nintendo, Google e Microsoft, engajadas nesse tipo de ferramenta para oferecer produtos e serviços cada vez mais voltados para a realidade. Um exemplo disso é o recente anúncio da Nintendo para um de seus principais jogos de videogame.

Porque agora?

A realidade virtual não surgiu agora, já existiam óculos e capacetes de realidade virtual na década de 80. Algumas mudanças importantes estão colocando esta tecnologia na mira dos grandes investidores.

A tecnologia está mais acessível tanto para os produtores quanto para os usuários. Os óculos e capacetes atuais são mais leves e confortáveis. Além disso, a qualidade das telas e das câmaras conseguem reproduzir uma experiência mais próxima da realidade. Os filmes produzidos em 60 quadros por segundos foram o ponto de partida para esse nova onda, evitando os enjoos e tonturas causados pela tecnologia do passado. A tecnologia é tão promissora que diversos aportes estão tornando os gadgets mais acessíveis. A projeção para os próximos meses é que a tecnologia torne-se ainda mais barata e democrática, contando com as câmeras capazes de filmar em 360º com baixo valor de entrada no mercado.

Usos

O que mais se vê e se fala é a produção de jogos, filmes publicitários e filmes de entretenimento em realidade virtual. Várias dessas empresas estão investindo massivamente em novas experiências de imersão, mas não se limita apenas ao entretenimento. Pesquisadores e produtores estão apostando na realidade virtual aplicada à educação como uma nova forma de aproximar alunos dos objetos de estudo, os atraindo com a sensação de controle e imersão. Já na área medica, estão utilizando para o ensino da prática e como uma nova abordagem nos tratamentos de pacientes em recuperação de traumas, tomamos como exemplo os filmes de ambientes gelados utilizados no tratamento de dor daqueles pacientes que sofreram graves queimaduras em acidentes.

No SXSW acompanhamos de perto algumas das principais tendências inovadoras para os próximos anos. E se agora os aplicativos e filmes já estão virando moda entre os usuários, a expectativa para o futuro é a criação de tecnologias que permitem uma interação cada vez maior com o mundo à nossa volta.

DIGIA_ Você seguiria sua marca nas redes sociais?