Seja em uma ilustração, fotografia ou até mesmo num vídeo, a escolha das cores certas pode apresentar grandes benefícios, tanto para o profissional responsável pela obra quanto para seu espectador. Uma cor, aplicada de maneira adequada, pode destacar um determinado ponto, despertar um estado de espírito na pessoa e, em alguns casos, mudar o significado ou o sentido de todo o trabalho, apresentando assim um bocado de novas tendências e definições.

Para auxiliar na escolha, o Shutterstock, um dos principais bancos de imagens disponíveis, oferece algumas ferramentas que permitem explorar os arquivos baixados a partir de suas cores. O sistema faz uma correspondência dos dados de pixel com os downloads das imagens, disponibilizando assim as principais tendências dos últimos anos.

A importância das cores

Analisando às quatro cores mais populares no ano de 2015, podemos notar que todas são cores mais frias. Tons de azul, roxo e verde causam um efeito calmante no espectador, ao contrário das cores quentes, que são mais brilhantes e vivas. Podemos observar também que essa tendência é muito recorrente em todo o mundo.

E quais são as implicações desse estudo na vida das pessoas? Ou até mesmo no trabalho de um escritório de design, por exemplo. Acreditamos que determinadas tendências podem influenciar diretamente diversas esferas de nossas vidas. As roupas que usamos, a decoração de nossas casas, os produtos que consumimos, o nosso modo de pensar e agir. Enfim, as escolhas de nosso dia a dia.

É interessante analisar também a relevância dessas tendências em cada país. No Brasil, as cores preferidas neste ano foram o roxo bem neon, o cinza e o bordô. A partir dessas escolhas, podemos pensar em como a popularidade de cores específicas em cada país afetam as pessoas e o que elas estão querendo dizer ou vender. Até mesmo por um fator cultural, comportamental, no qual as escolhas podem fazer uma grande diferença em nossas vidas, em nosso trabalho.

DIGIA_ Você seguiria sua marca nas redes sociais?