Quem garante que o Sol vai voltar amanhã, com tantas incertezas?

Essa foi a incômoda pergunta formulada pelo filósofo escocês David Hume. O “problema da indução” exposto por ele está em tirar uma conclusão universal, com base em uma premissa particular. Afinal, não é só porque o Sol tem nascido todos os dias, mais ou menos naquele horário, há milênios, que ele haverá de nascer de novo mais uma vez. A simples repetição anterior nada implica na repetição posterior, e isso não passa de um hábito que tomamos como verdadeiro para vivermos melhor.

Quando empreendemos, precisamos tomar várias premissas como verdadeiras. A primeira delas, de que nossa ideia tem alguma serventia para um número suficiente de pessoas. A segunda, que é possível executá-la, ou ao menos, que é possível tentar.

Nunca assuma verdades sem se questionar

Essas são presunções que tomamos da noite para o dia e perserveramos nelas, certas ou erradas, até que algo nos aponte o caminho. Em anos trabalhando com negócios inovadores, pensados por pessoas incríveis, o único erro do qual ninguém conseguiu escapar foi este: assumir verdades por mero hábito.

Uma vez, recebi um Engenheiro Eletricista que tinha um projeto incrível. Ele tinha um sistema de reaproveitamento da energia gerada num banho quente para diminuir o consumo do próprio chuveiro. Ele me mostrou um folheto que ele mesmo havia desenvolvido. Estava escrito assim: “Economize até 2 quilowatts/hora no seu banho”. Fica a pergunta: alguém aí sabe quantos kwh gasta por mês com banho quente, usando eletricidade? Se você sabe quanto custa um kwh, parabéns! Você já é um ponto fora da curva.

Depois de 28 anos trabalhando com energia elétrica, fora os 5 de faculdade, nada mais óbvio para o engenheiro do que é um kwh. Mas ele só se esqueceu de um detalhe pequeno: o cliente.

Fale a língua do cliente

Colocar-nos como ignorantes em temas que nos soam tão óbvios é um exercício duro, mas necessário para quem quer falar a língua do cliente. A quantidade de incertezas pode ser gigantesca. As pessoas pagariam por isso? Eu vou ganhar dinheiro? Vai voar?

Só que quando seu pensamento ignora os hábitos, errar é mais rápido e dói muito menos. Leia-se, custa menos tempo e dinheiro. Ser ignorante é um excelente mecanismo de defesa.

Assumir as incertezas ao invés das verdades é o primeiro passo para testá-las e aprender com elas. Aprender rápido com os erros é minimizar o risco.

Então, aqui vai uma ideia: liste todas as suas incertezas e comece a agir para eliminá-las, uma por uma. Algumas vão ficar, outras vão surgir depois. O que você precisa é deixá-las de um tamanho confortável. Um tamanho que te permita seguir em frente e investir nas coisas certas.

Aceite apenas as incertezas com as quais você consiga conviver, num tamanho que você possa abraçar. Afinal, se não há risco, não há negócio.

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