Com o isolamento social, as lives se tornaram um fenômeno muito popular na internet. Artistas, músicos e empresas adotaram a ideia em peso. Algumas delas até arrecadaram dinheiro para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do coronavírus. Transmissões ao vivo nas redes sociais podem ser uma boa ferramenta para engajar o público e humanizar sua marca. 

Se você está pensando em embarcar nessa ideia durante a quarentena, leia este artigo. Reunimos tudo o que você precisa saber para fazer uma live de sucesso nas suas redes sociais!

Uma live é uma transmissão de vídeo, ao vivo, que não exige tantos recursos quanto uma transmissão de rádio ou TV. Ela pode ser feita em várias redes sociais, por meio de ferramentas das próprias plataformas, ou com aplicativos externos próprios para lives. Durante a transmissão, espectadores podem interagir com a apresentador por meio de comentários ou curtidas. 

A live aumenta o alcance da sua marca nas redes sociais porque atrai novos seguidores para o seu perfil que podem se interessar pelo conteúdo transmitido. Tem um custo baixo, pois exige equipamentos que você provavelmente já tem. Outra vantagem é que ela gera um senso de autoridade, ou seja, sua marca pode transmitir mais credibilidade quando um representante se dispõe a falar sobre um assunto que domina, ao vivo. 

Mas a maior vantagem das lives é o nível de engajamento. Usuários das redes sociais, em geral, preferem interagir com conteúdo ao vivo do que com conteúdos estáticos. Segundo esta pesquisa conduzida pela New York Magazine, 80% preferem assistir uma transmissão ao vivo de uma marca do que ler o seu blog e 82% preferem lives às publicações tradicionais nas redes. 

Para começar, que tal descobrir qual a melhor rede social para a sua live?

Facebook

Lives no Facebook podem durar até quatro horas e são uma boa forma de interagir com o público da sua fanpage. Você pode fazer transmissões pelo seu celular ou computador pelo próprio Facebook ou usar um aplicativo externo. 

A vantagem desta rede social é a grande quantidade de usuários. No Brasil, o Facebook ainda tem três vezes mais usuários que o Instagram, por exemplo. Ele também mantém o vídeo da sua live salvo na sua fanpage e disponibiliza as métricas de alcance e engajamento da transmissão. 

Saiba mais sobre o Facebook Live!

Instagram

As transmissões ao vivo no Instagram são mostradas na mesma área em que ficam os stories. Nesta rede, as lives têm duração máxima de uma hora, e ficam disponíveis nos stories do perfil por 24 horas depois da transmissão. Depois disso, o conteúdo não fica salvo na plataforma, por isso, se quiser disponibilizá-lo para seu público, é necessário salvar o vídeo e publicá-lo na rede. 

No Instagram, a live pode ser feita por meio de um celular ou de aplicativos externos em desktop. Ao final da transmissão, é possível ver uma lista de pessoas que assistiram, mesmo por pouco tempo. 

Veja como iniciar uma live no Instagram!

YouTube

Nesta rede, não há limite de tempo para a live. Você ainda pode deixar a transmissão agendada. O YouTube é a plataforma que oferece o maior número de informações métricas sobre a sua transmissão. Você também pode colocar links na tela da live, uma boa ferramenta de conversão de leads.

No entanto, o YouTube não avisa seus seguidores que você está fazendo uma transmissão ao vivo, como fazem o Facebook e o Instagram. Por isso, é importante investir mais na divulgação se for utilizar essa plataforma. 

Entenda como funciona o YouTube Live!

Depois de escolher o canal de transmissão, é hora de definir um tema, divulgar o evento, se preparar e fazer testes para garantir que não haverá problemas técnicos. Acompanhe o passo a passo e as boas práticas a seguir!

Como fazer uma live de sucesso

Com o isolamento social, as lives se tornaram um fenômeno muito popular na internet. As transmissões ao vivo nas redes sociais podem ser uma boa ferramenta para humanizar a sua marca e fortalecer sua relação com o público. Reunimos tudo o que você precisa saber para fazer uma live de sucesso nos seus canais. Confira as dicas completas no nosso blog

Defina o tema e a abordagem da sua live: sobre o que a sua marca tem propriedade para falar? Seu público vai se interessar por esse assunto?

É comum nos depararmos com lives de personalidades da internet que falam sobre qualquer assunto apenas como uma desculpa para interagir com os seguidores, principalmente neste momento de distanciamento social. No entanto, se você quer fazer uma live para fortalecer a relação com seus clientes, transmitindo credibilidade e autoridade, é importante que essa transmissão ao vivo seja mais profissional.

Por isso, não deixe de definir um tema, fazer um roteiro com os tópicos que serão abordados e estudar o conteúdo com antecedência. Mas lembre-se que uma transmissão ao vivo não precisa ser um monólogo! Os espectadores valorizam a interação. Reserve um espaço para responder perguntas da audiência, e faça perguntas para eles também! 

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 Defina uma data e horário para sua live e convide seu público a acompanhá-la

Pode ser uma boa estratégia programar uma live com alguns dias de antecedência, para que você tenha tempo de avisar sobre a transmissão para a maior parte do seu público. Neste momento, é importante lembrar de divulgar em qual canal será feita a live e qual é o perfil que as pessoas precisam acessar para acompanhar. 

Não se esqueça de falar sobre o tema da transmissão ao vivo na divulgação. É assim que você vai atrair pessoas interessadas no assunto para o seu canal. Na hora de divulgar, vale utilizar e-mail marketing, posts nas redes sociais ou mensagens em aplicativos como WhatsApp. Entre em contato com o seu público pela ferramenta que tem funcionado melhor para o seu negócio. 

Cheque sua conexão de internet e seus equipamentos antes da transmissão ao vivo

Uma boa conexão de internet é muito importante para reter as pessoas na sua live. Se a conexão estiver ruim e o vídeo estiver travando, ou se o áudio e a imagem não estiverem claros, pode ser que as pessoas acessem sua transmissão e desistam, rapidamente, de acompanhar. Na pesquisa da New York Magazine, 67% dos usuários do Livestream afirmaram que a qualidade da live é o fator mais importante de uma transmissão ao vivo. 

Certifique-se também de que sua câmera e microfone estão funcionando bem. Vale lembrar que, se você for dividir a apresentação com outro perfil, pode ser interessante utilizar fones de ouvido. Um problema muito comum em transmissões no Instagram, por exemplo, é o eco da fala de um apresentador causado pelo aparelho do outro. 

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Escolha um lugar silencioso e bem iluminado para fazer a transmissão

Assim como a qualidade dos equipamentos, estes detalhes também são importantes para fazer uma live agradável de se assistir, para transmitir o conteúdo com clareza e reter os espectadores. 

O cenário da sua live não precisa ser muito elaborado, mas é interessante que ele cause uma boa impressão. Por isso, tenha cuidado também com o que estará aparecendo no seu vídeo atrás de você. 

Crie um título e uma descrição para seu conteúdo. Lembre-se das palavras-chave

Antes de começar uma transmissão ao vivo, a maioria das plataformas vai pedir que você forneça um nome e uma descrição escritos para sua live, que estarão expostos na tela dos espectadores durante o evento. 

Seu título e descrição precisam ser atraentes, mas também precisam deixar claro qual o assunto abordado no vídeo e quem estará falando sobre ele, caso cheguem interessados na live que não conheçam sua marca ainda. Você ainda pode usar links, hashtags, ou CTAs (call-to-action) para conquistar a atenção do público. 

No início da transmissão, lembre-se de se apresentar e, ao final, de se despedir e agradecer as pessoas que te acompanharam. Depois da live, é hora de analisar as métricas oferecidas pela plataforma e descobrir em quais pontos você pode melhorar na sua próxima transmissão ao vivo! 

Lives são uma boa ferramenta para estratégias de posicionamento de negócios durante a pandemia do coronavírus. Se você quer saber mais sobre o que marcas podem fazer durante este período de crise, confira este outro artigo! 

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