As restrições causadas pela pandemia da Covid-19 intensificaram o hábito de consumo virtual. Segundo dados da Ebit/Nilsen, em 2020, as vendas de e-commerces cresceram 41% em comparação ao ano anterior. O motivo, ainda de acordo com a pesquisa, foi o aumento do número de pedidos e a maior contribuição das compras feitas pelo celular. Diante desse cenário, muitas empresas precisam pensar em como criar um e-commerce para vender mais. 

A taxa média universal de abandono de carrinho em sites de compras é de 69%, de acordo com dados do Moosend, No Brasil, esse índice chega a 82%, segundo o E-commerce Radar. Para reduzir esse número, aumentar a satisfação do cliente com seu canal de venda, e, consequentemente, gerar mais lucros, é preciso fazer um bom planejamento. Neste artigo vamos trazer o passo a passo para você tem um site de vendas atrativo!

Plataformas de gerenciamento para seu e-commerce

De acordo com o Head de Programação da Calebe_, Henderson Torres, o primeiro ponto para se ter sucesso em um e-commerce é fazer um estudo de como toda a logística vai funcionar, principalmente, as formas de pagamento e de entrega, que serão adotadas.

Após fazer um estudo, o próximo passo é montar a sua loja virtual. Isso pode ser feito de duas formas: a partir de um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, na sigla em inglês), ou por uma plataforma de e-commerce, que funciona como um sistema de gerenciamento de produtos on-line, que permite editar e customizar a página, além de contar com funcionalidades para acompanhar pedidos, criar promoções ou fazer cadastro de clientes, por exemplo.

Algumas plataformas, como WooCommerce, Magento e OpenCart, permitem ainda que você escolha entre comprar um site customizado ou um template pronto para a sua loja. Neste caso, a melhor opção vai depender do seu projeto e das necessidades do seu negócio. Escrevemos uma matéria relacionando as vantagens de cada tipo. 

Segundo Henderson, uma boa plataforma é imprescindível e obrigatória na hora de criar um e-commerce. Ela é quem vai gerenciar os produtos do estoque, os pedidos, acompanhar o status de pagamento, o envio, a habilitação e a desabilitação de itens para venda. Além disso, também vai emitir relatórios sobre o andamento do seu site, com índice como a taxa de abandono de carrinho.

Caso você decida criar seu próprio site por meio de um CMS, o WordPress pode ser uma boa opção de plataforma. Ele tem vários temas voltados para o e-commerce e alguns são gratuitos. 

O importante é ter um site de vendas que tenha uma boa funcionalidade e que seja atrativo. 

Onde vou hospedar meu e-commerce?

Ao criar o seu site de vendas é preciso fazer o registro do domínio e contratar um serviço de hospedagem. O nome de domínio é o endereço que o usuário deve digitar no navegador para acessar o site. Ele é único e exclusivo para cada página, por isso, precisa ser registrado.

Os domínios podem ser nacionais (.br) ou internacionais (.com). Registrar um domínio é um serviço pago. Para registrar um domínio nacional, você deve acessar registro.br e verificar se o domínio desejado está disponível.

Para sites comerciais, é ideal que o domínio seja equivalente à marca e ao nome da empresa. Caso o nome do seu negócio já esteja sendo usado, você pode fazer uma combinação com o nome do seu produto ou serviço, como www.seujoaomecanica.com.br ou www.seujoaoautomoveis.com.br.

Os serviços de hospedagem armazenam todos os dados do seu site em seus servidores. Assim, toda vez que alguém digita o domínio do seu site no navegador, o provedor de hospedagem envia as informações para que o usuário acesse o site.

A hospedagem também é um serviço pago, feito por empresas que têm seus próprios servidores. Um mesmo provedor pode hospedar diversos sites diferentes, mas o domínio de cada site é único e exclusivo. Depois de escolher e registrar seu domínio, você precisa apontá-lo para a provedora de hospedagem.

Uma boa usabilidade é essencial para um site de e-commerce mais atrativo

Agora, vamos ao conteúdo do seu e-commerce. Alguns itens são essenciais para o seu site como: página específica para o catálogo dos produtos, com a descrição e valor; carrinho de compras e sistema de pagamentos para transações comerciais eletrônicas. Para que o consumidor percorra todo o trajeto até o pagamento é necessário que o site tenha uma boa usabilidade.

Pense que sua loja virtual precisa ser tão boa quanto (ou até melhor) do que a loja física. Por isso, comprar um produto precisa ser uma ação fácil e intuitiva, que possa ser realizada em poucos cliques.

Veja algumas dicas de como ter uma boa usabilidade:

  • fale a mesma língua que o consumidor – use sempre palavras, frases e conceitos familiares aos usuários, fornecendo informações de maneira direta, rápida e clara para o seu cliente;
  • seja consistente no conteúdo e na estética – siga um padrão para que o seu cliente o reconheça e sinta confiança na sua marca;
  • faça com que o usuário sinta que está no controle – a cada ação executada na interface, deixe claro o que está sendo feito e quais as consequências à medida que ele avança em um fluxo de cliques. Se ele vai receber um e-mail automático, por exemplo, informe-o previamente;
  • tenha uma navegação intuitiva – com poucos cliques e com botões para chamadas de ações visíveis;
  • descreva bem os produtos – deixe todas as especificações de cada item e, se possível, use fotos para ilustrar;
  • garanta que seu site seja acessível a todos –  use legendas, em caso de vídeos, e imagens com alt-text eficiente, ative a opção de zoom e evite efeitos como luzes piscando e botões repentinos, isso pode confundir os leitores com deficiências;
  • tenha um conteúdo escaneável – para isso, use listas enumeradas, frases e parágrafos curtos, tópicos em bullet point, poucas fontes, cores e formatos nas letras e deixe em negrito informações importantes;
  • faça um wireframe – ou seja, um protótipo de baixa fidelidade, navegável, ainda sem cores, imagens ou qualquer elemento visual. 

Pagamento e entrega

A aba de pagamento no seu e-commerce é essencial para que o cliente conclua a compra. E, nesse quesito, a primeira coisa a se pensar é quais as formas de pagamento se adequam melhor ao produto que você oferece. Por exemplo, se você tem um site de assinaturas, você precisa de uma opção que faça essa cobrança mensalmente.

Existem diversas opções de pagamento on-line como cartão de crédito, débito, boleto bancário, entre outras. Além de serviços terceirizados como, Pagseguro e Paypal, que fazem essa cobrança por você, mediante uma taxa. 

Há ainda a possibilidade dos gateways de pagamento. Eles funcionam como se fossem máquinas de cartão virtual, onde o cliente insere as suas informações, a bandeira do cartão confere os dados e aprova ou não a compra. Nesse caso, também é pago um valor mensal para a operadora.

Após concluir o pagamento, vamos para a parte da entrega. A informação do prazo e de como o produto vai ser enviado precisa estar clara para o consumidor. Pense também qual a melhor forma para o seu negócio, serviço próprio de entrega, Correios, transportadora? Deixe estimado o prazo de entrega no ato da compra e, caso esse serviço seja cobrado, esclareça o valor. 

E-commerce no celular

Como vimos, um dos motivos do crescimento de mais de 40% no e-commerce foi o aumento nas compras feitas pelo celular. Então, é importante que, ao criar o seu site de compras, você pense em como ele será visualizado nas telas pequenas de smartphones ou tablets. Para isso, há duas opções, o site responsivo e o adaptativo.

O responsivo é quando o site se adapta a qualquer tamanho de tela, no qual texto, título, imagens, ícones e todos os demais itens se ajustam. Dessa forma, o design segue similar ao que o cliente enxergará na tela do computador.

Já o adaptativo tem um conjunto de códigos específicos para cada dispositivo. Ou seja, ele não se ajusta como o responsivo. Para cada um dos meios é criado um design diferente, com funcionalidades para aquele determinado tipo de dispositivo de acesso.

Tempo de carregamento 

A Shopzilla, plataforma de busca de produtos mundial, diminuiu em cinco segundos o carregamento de suas páginas e aumentou sua conversão de vendas entre 7% e 12%. Já a Mozilla diminuiu 2.2 segundos do carregamento da sua landing page e aumentou a conversão em 15,4%. Uma pesquisa da Amazon apontou que a cada 100 ms poupados no carregamento aumentam o faturamento em 1%. Ou seja, está claro que o tempo de carregamento do e-commerce é uma peça crucial para que o consumidor chegue ao final da compra.

Quanto tempo o usuário demora para carregar a página principal do seu e-commerce? Essa velocidade de retorno dos dados é a performance do seu site de vendas. Para melhorar há vários caminhos, como otimizar imagens e ter um bom servidor. Por isso, contratar um servidor dedicado ou em nuvem podem ser as melhores opções. E se, mesmo assim, o retorno ainda estiver lento, procure uma agência que tenha boas práticas de otimização como a Calebe_. 

Segurança

De acordo com a Moonsend, a falta de segurança responde por 19% dos motivos de abandono do carrinho. Por isso, é preciso garantir que seu site seja seguro e que seu cliente se sinta assim.

Uma das ferramentas usadas pelos usuários para saber se o e-commerce é seguro é ler depoimentos de clientes que já compraram produtos da sua loja. Então, deixe exposto em seu site os feedbacks dos usuários e crie uma aba para que eles possam fazer isso automaticamente.

Ter um canal de comunicação para que o cliente possa tirar dúvidas também é importante para passar essa sensação de segurança. Crie um chat, uma boa alternativa pode ser usar um chatbot, programa que simula uma conversa humana de forma automatizada. 

Por último, utilize o certificado SSL, identificado por um cadeado verde que aparece ao lado da URL do site e pelo prefixo https://. O certificado é uma tecnologia de criptografia que garante a segurança dos dados do usuário.

Como atrair o cliente até o seu site? 

Já vimos o passo a passo de como criar o seu e-commerce, mas, e agora? Como fazer com que o seu cliente chegue até seu site? Primeiro é necessário fazer com que a página apareça nos principais mecanismos de busca, como o Google. Anúncios pagos costumam trazer resultados positivos, mas existem também outros métodos bem eficazes para melhor ranquear a sua loja virtual.

Trabalhar as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) é uma forma de otimizar o posicionamento da página nos resultados orgânicos, aumentando a visibilidade e, consequentemente, as vendas de sua loja. O objetivo aqui é aparecer entre os primeiros resultados sem ter que usar os anúncios pagos.

Quer saber mais sobre essas técnicas? Veja nosso artigo sobre o assunto. 

Fique em Casa

Diante da pandemia pensamos em como contribuir para além dos cuidados internos do escritório e, assim, surgiu o projeto Fique em Casa. A plataforma tem o mesmo objetivo de um e-commerce, ou seja, conectar empreendedores e consumidores de forma virtual. 

Criamos um mapa interativo que faz essa conexão de forma intuitiva e colaborativa. Pequenos e médios empreendedores cadastram o seu negócio e o consumidor consegue procurar o que precisa, conforme a sua localidade. O projeto ganhou centenas de cadastros e milhares de usuários e, inclusive, foi replicado em diversas cidades brasileiras. 

Se você precisa de ajuda para montar um bom site empresarial ou um e-commerce, entre em contato conosco, podemos te ajudar!

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