Quer melhorar o nível das redes sociais do seu negócio com postagens mais criativas? Quer automatizar todos os seus processos, poupando tempo para fazer o que é mais urgente? Existem várias ferramentas para redes sociais que podem te ajudar com isso.

Com o usuário cada vez mais presente na dinâmica ágil das redes, a produção de conteúdo atrativo, com agilidade, se torna essencial para qualquer negócio que quer se diferenciar da concorrência.

Para atrair o usuário que está na correria do dia a dia, você precisa ter ferramentas dinâmicas, que vão te ajudar a produzir com qualidade, em pouco tempo. Alguns sites, extensões e aplicativos são muito úteis para elaborar peças gráficas, agendar posts e monitorar os resultados

Aqui na Calebe_, usamos diversas ferramentas que facilitam a parte mecânica da produção de conteúdo. Por isso, vamos compartilhar essas dicas valiosas com você. Fique ligado 🙂

Agendamento de postagens nas redes sociais

Quem administra várias redes sociais ao mesmo tempo ou tem que fazer as postagens enquanto cuida de outros aspectos do negócio sabe como é difícil fazer o processo todos os dias e manualmente.

Por isso, ferramentas de agendamento podem te ajudar a se organizar melhor, deixando publicações prontas com semanas de antecedência.

Algumas ferramentas de agendamento conhecidas são:

  • Estúdio de criação do Facebook

Permite agendamento de fotos e vídeos no Facebook e no Instagram. A plataforma também disponibiliza métricas de desempenho das postagens e relatórios sobre os hábitos de consumo dos seguidores.

Print do estúdio de criação do Facebook, usado no blogpost ferramentas para redes sociais.

Em 2020, o Facebook também disponibilizou a ferramenta na versão aplicativo. Tanto o site quanto o aplicativo são gratuitos.

  • Etus

É outra plataforma de agendamento muito popular entre produtores de conteúdo. Com ela, o usuário pode agendar publicações em diferentes redes (Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube e Pinterest).

Print do Etus, usado no blogpost ferramentas para redes sociais.

A ferramenta é paga e os valores dependem da quantidade de contas que você deseja administrar. Você também pode optar por planos mais avançados, com recursos de análise de SEO, impulsionamento de posts, SAC, entre outras funções.

  • Hootsuite

A Hootsuite é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais, que oferece três planos pagos (Profissional, Equipe e Empresas). O site também conta com funções de monitoramento e análise de métricas das redes.

Print do Hootsuite, usado no blogpost ferramentas para redes sociais.

Outras plataformas de agendamento conhecidas são: mLabs, AgoraPulse, Autogrammer e Later.

Bancos de imagem

Do ponto de vista de estratégia de conteúdo, a melhor alternativa sempre é usar fotos originais do negócio. 

Porém, quando você não tem a foto perfeita em mãos, é preciso buscar alternativas. Nesse cenário, os bancos de imagem podem ser muito úteis.

Criamos uma tabela comparativa com alguns dos principais bancos de imagem do mercado. Confira:

Tabela comparativa de Bancos de Imagem, usado no blogpost ferramentas para redes sociais.

Outra iniciativa de banco de imagem que se destaca em relação às demais é o Nappy. O site, criado pela agência SHADE, conta com um acervo de fotos de pessoas negras em situações cotidianas.

Print do Nappy, usado no blogpost ferramentas para redes sociais.

A ideia da plataforma é trazer mais diversidade para as postagens nas redes sociais, já que a maioria das fotos de banco de imagem mostram pessoas brancas.

Ferramentas de mensuração de resultados

Uma parte fundamental da produção de conteúdo é a mensuração de resultados e a análise de dados para a construção de ações mais assertivas

Várias ferramentas podem te mostrar o que está dando certo e errado na sua estratégia de marketing digital e apontar tendências que devem ser seguidas. Assim, é possível corrigir erros e aprimorar a gestão das redes.

Atualmente, a maior parte das redes sociais contam com as suas próprias ferramentas de análise, com dados de engajamento, alcance, curtidas, número de seguidores, entre outras métricas. 

Porém, ferramentas independentes também podem te ajudar a colher informações precisos. Saiba mais:

  • Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que mede resultados de sites. Na plataforma, você consegue informações sobre o comportamento dos visitantes, interações com a página, vendas no e-commerce, conversões, tráfego, entre outros.

Print do Google Analytics

Também é possível ver qual o número de usuários que chegaram ao seu site por meio das redes sociais. A plataforma pode ser instalada na sua página de forma gratuita. 

  • RD Station

O RD Station é uma plataforma de criação de fluxos de automação, com o objetivo de gerar leads e conversões. Com ela, você cria uma estratégia de marketing que filtra um público qualificado para o seu site, de acordo com os seus objetivos.

Print do RD Station

Ela pode ser integrada a outras plataformas e redes sociais. Além disso, conta com relatórios completos, com dados de conversão, visitantes, resultados de e-mail marketing e muito mais.

  • Keyhole

O Keyhole é uma ferramenta especializada em análise de palavras-chave. Ela identifica quais são as palavras relacionadas ao seu negócio que estão tendo mais buscas no momento. Com isso, você não perde as tendências de busca, que mudam o tempo todo, e ajusta a sua produção de conteúdo de acordo com as palavras-chave que estão bombando. 

Print do Keyhole

Além da análise de keywords, o Keyhole oferece métricas de resultados variados e ferramentas de buscas de influencers. A plataforma conta com três planos principais, que podem ser personalizados de acordo com a sua necessidade.

Outras ferramentas para redes sociais

Além das ferramentas para redes sociais citadas acima, vamos listar outros utilitários que podem te ajudar a produzir um conteúdo mais profissional. Confira:

Canva: ferramenta de design gráfico, própria para quem não é especialista no assunto, que conta com diversos templates, ícones e vetores para a criação de imagens, cartões, banners, entre outras peças gráficas. Está disponível nas versões de site e aplicativo.

Downloader for Instagram: extensão do Google Chrome que emula o aplicativo do Instagram para o seu desktop. Além de mudar a visualização, você ainda consegue baixar fotos, vídeos e stories da rede.

Influencer Marketing Analytics by WeFind: extensão do Google Chrome que mostra métricas do Instagram e do YouTube, medindo engajamento de postagens e perfis, média de postagens por semana e média de curtidas.

Keyword Planner: ferramenta gratuita do Google Ads que ajuda a encontrar palavras-chave mais adequadas para campanhas patrocinadas, ou SEO.

Ciclano: plataforma multistreaming que permite a transmissão de lives simultaneamente, em várias redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube).

SurveyMonkey: voltada para a criação de pesquisas, enquetes e formulários. Extrai dados relevantes para a produção de conteúdo. 

Quer mais dicas para criar estratégias de marketing digital de qualidade? Então vem falar com a gente! Oferecemos soluções digitais para qualquer tipo de negócio. 

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