Antes da internet, pessoas que procuravam por atendimento médico precisavam buscar por clínicas, hospitais e consultórios em listas telefônicas ou pedir indicações para familiares e amigos. Hoje, sites de busca costumam ser o primeiro recurso na hora de tirar uma dúvida, antes mesmo de procurar um profissional da área. 

Uma pesquisa nacional feita pelo grupo Consulta Remédios concluiu que 94,4% dos brasileiros têm o hábito de procurar informações sobre saúde na internet. A maioria pesquisa sobre sintomas, tratamentos de doenças e medicamentos. Além disso, 78% dos pacientes que recebem uma indicação médica recorrem à internet para validar as informações. E se não encontram nada, acharão, no mínimo, suspeito. 

Brasileiros são vice-campeões mundiais em tempo gasto nas redes sociais: mais de 3 horas e meia por dia, segundo o relatório 2018 Global Digital, da We Are Social e da Hootsuite. Por isso, estar presente na web é fundamental para profissionais e empresas da área da saúde que queiram se comunicar com o público. 

Muitos hospitais e associações médicas ainda apostam apenas em formatos de mídia tradicionais, como outdoors, jornais, propagandas em rádio e TV, eventos e congressos. Mas o marketing digital também tem muito a oferecer ao ramo da saúde. 

Neste artigo, vamos explicar como você pode fazer marketing digital para divulgar sua marca, seu serviço e ainda cumprir uma função social, levando informação de qualidade ao público, de forma ética, respeitando a responsabilidade do exercício da medicina. Preparamos seis dicas para você começar. Confira!

Lembre-se das indicações do Conselho Federal de Medicina

Antes de fazer qualquer tipo de publicidade médica, é importante observar as orientações da Resolução Nº 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina, conhecida como o Manual da Publicidade Médica. Ele estabelece diretrizes para que serviços médicos possam ser anunciados de forma responsável e ética. 

Entre as principais normas, está estabelecido que o médico não pode:

– fazer anúncios sensacionalistas;
– prometer resultados de tratamentos;
– divulgar procedimentos sem comprovação científica;
– expor a figura do paciente;
– oferecer consultoria como substituição da consulta médica;
– divulgar informações que possam causar pânico à sociedade. 

Conheça seu público e invista em um bom site e blog

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing digital é saber qual o público alvo e como se comunicar bem com ele. Afinal, nem todas as pessoas utilizam as redes sociais da mesma forma, por exemplo, ou têm interesse pelos mesmos assuntos. 

No Brasil, estima-se que mais de 100 milhões de pessoas estão conectadas a alguma rede social. Avalie em quais redes o seu público está presente para saber em quais você deve estar também. 

Mas, além das redes sociais, é sempre bom que você reúna seus principais conteúdos no seu próprio site. Assim, você garante mais controle sobre as informações, uma vez que plataformas como o Facebook e o Instagram também são empresas que podem mudar seus formatos e algoritmos a qualquer momento. Atualmente, em 2020, o mundo tem cerca de 1,2 bilhão de sites, segundo um levantamento da Netcraft. Dez anos antes, o número total era de 255 milhões.

>> O que está por trás de uma boa página na web? Entenda como fazer um site!

Aproveite as informações dos setores de atendimento

Na hora de produzir conteúdo para alimentar seu blog e seus perfis, você pode se basear na experiência do seu atendimento ao lidar com o público. Quais são as principais dúvidas trazidas pelos pacientes nos primeiros contatos com a sua clínica, laboratório ou hospital? Como você pode ajudá-los a solucionar essas dúvidas com materiais on-line?

Se você tem uma clínica de dermatologia, por exemplo, e uma das dúvidas mais comuns for como combater a acne na adolescência, que tal preparar uma série de posts e publicar um artigo no seu blog explicando o que pode causar a acne e quais são as formas de tratamento mais indicadas?

Lembre-se que o conteúdo não pode garantir resultados e que nenhum artigo ou post substitui a consulta médica. Por isso, vale indicar, sempre que possível, nos seus materiais, que a solução mais adequada para o problema do paciente é que ele procure se consultar com um especialista. Aqui pode ser um bom momento de citar o nome da sua clínica também. 

Aproveite suas especialidades e não se esqueça do público interno

Para oferecer conteúdos relevantes, além de responder as perguntas usuais do público, sua estratégia de marketing digital também pode incluir conteúdos aprofundados e explicativos ligados ao que você faz de melhor. Se você dirige um hospital que se destaca em alguma especialidade médica, não deixe de abordar essa especialidade para que o público saiba disso e reconheça sua autoridade. O Google recebe 3,8 milhões de buscas a cada minuto. A ideia é que você tenha a resposta para as pessoas que pesquisam sobre saúde.

É interessante que o corpo clínico esteja envolvido na produção desses conteúdos para garantir o diferencial do seu material. Convide os médicos, técnicos e enfermeiros para dar entrevistas ou escrever artigos para o blog sobre o que eles fazem de melhor. Essa iniciativa não deixa de ser também uma forma de valorizar os colaboradores da organização e engajar o público interno. 

>> Quer saber como transformar colaboradores em promotores da marca? Leia mais aqui!

Fluxos automatizados podem ser mais eficientes e baratos

Se o seu objetivo com o marketing digital é conquistar mais pacientes, vale investir em ferramentas on-line para criar fluxos de captação e nutrição de leads automáticos. Leads são oportunidades de negócios, ou seja, pessoas que interagem com seus conteúdos na web e podem vir a se tornar pacientes no futuro. 

Existem plataformas como o RD Station, a SharpSpring e a LeadLovers que permitem que você crie páginas na web e e-mails para serem enviados automaticamente à medida que a pessoa interage com seus materiais. Assim, para um lead que viu um artigo no blog sobre dores na coluna, você pode enviar uma sugestão de leitura de um texto sobre os benefícios da fisioterapia, por exemplo. 

>> Confira 5 motivos para apostar no e-mail marketing!

Fortaleça os valores da sua marca

Se o seu objetivo não é atrair mais pacientes, mas sim reter e fidelizar os que você já tem, o marketing digital também é ideal. Segundo a Hubspot, 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que apreciam

Enquanto uma parcela do seu conteúdo deve responder questões do seu público, outra deve falar da essência da sua marca e dos seus valores. Assim, as pessoas que te acompanham na web serão constantemente lembradas das qualidades do seu atendimento. Isso fortalece a imagem da sua organização e faz com que o paciente se lembre de você quando precisar do serviço novamente. 

>> Ainda não sabe qual a identidade da sua marca? Veja como descobrir!

Segundo a Content Trends 2019, 67,3% das empresas brasileiras já adotam o marketing de conteúdo. Entre as que ainda não o fazem, 85,8% pretendem começar a aplicá-lo. Afinal, negócios que usam o marketing de conteúdo apresentam 1,3x mais visitas em seu site e 1,4x mais leads. 

Quando bem executadas, estratégias de marketing digital podem trazer diversos resultados positivos para clínicas, laboratórios, hospitais e outras organizações do ramo da saúde. Se você precisa de ajuda para montar e aplicar a estratégia ideal, fale com quem tem experiência na área.

Aqui, na Calebe_, ajudamos marcas a usar a web para funcionar, vender e viver melhor. E a conhecerem os seus resultados. Temos um dos portfólios mais amplos do Brasil na área de saúde. Confira nossos projetos!

DIGIA_ Você seguiria sua marca nas redes sociais?