Estamos cada vez mais presentes no meio digital. Consequentemente, adotamos um comportamento que passa a depender dos serviços online. E se o seu negócio é o e-commerce, podemos te dizer que este é um dos caminhos para o futuro.

Alguns dados mostram o crescimento das vendas em plataformas virtuais. De acordo com o indicador SpendingPulse, o e-commerce cresceu 11% em 2016, e a expectativa é que 27 milhões de brasileiros passem a fazer suas compras online nos próximos cinco anos.

Para encarar este cenário de forma ainda mais positiva, temos algumas dicas para você relacionar o seu negócio com o consumidor. Mas primeiro, vamos ver como montar e gerenciar a sua plataforma. Veja abaixo!

Qual a melhor forma de relacionar o seu e-commerce com o consumidor?

Plataformas de gerenciamento para seu e-commerce

Antes de você colocar os produtos em sua loja virtual, é preciso entender qual a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio. Basicamente, é um sistema de gerenciamento de produtos online, que permite editar e customizar a página, além de funcionalidades para acompanhamento de pedidos, promoções, cadastro de clientes, etc.

Algumas plataformas, como WooCommerce e Magento, permitem ainda que você escolha entre comprar um site customizado ou um template pronto para a sua loja. Neste caso, a melhor opção vai depender do seu projeto e das necessidades do seu negócio. Escrevemos uma matéria relacionando as vantagens de cada tipo. Confere lá!

Sistemas de pagamento

Outra escolha que você deve fazer em sua loja virtual é o sistema de pagamento. Temos duas opções para sua loja: Intermediador Financeiro e Gateway de Pagamento.

O primeiro modelo é um intermediador de transações, que recebe os pagamentos do consumidor e os repassa para a empresa por uma conta virtual. Já o Gateway de Pagamento é um sistema que faz a interconexão entre o comércio eletrônico e operadoras de cartões de crédito, bancos para pagamento por débito online e boletos.

Um dos principais quesitos para contratarmos um serviço é a taxa cobrada. Quanto aos dois meios de pagamento, as taxas variam de acordo com o volume de vendas da loja. Para Intermediador Financeiro, o valor cobrado é menor para volumes menores de vendas. Já para o Gateway de Pagamento, o sistema torna-se mais viável em volumes maiores.

Saiba qual o melhor sistema de pagamento para seu e-commerce.

Trabalhe o SEO de seu site

Qual a melhor forma de relacionar o seu e-commerce com o consumidor?

Agora que vimos alguns métodos para colocar a sua página no ar, você já pode inserir os produtos dentro da plataforma. Mas uma loja, seja ela física ou virtual, não sobrevive sem seus clientes. E como fazer para atrair o consumidor até você?

No caso de um e-commerce, precisamos fazer com que a página apareça nos principais mecanismos de busca, como o Google. Anúncios pagos costumam trazer resultados positivos para o seu negócio. Mas temos também outros métodos bem eficazes para melhor ranquear a sua loja virtual.

Trabalhar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é uma forma de otimizar o posicionamento da página nos resultados orgânicos de mecanismos de busca, aumentando a visibilidade através de visitas e, consequentemente, as vendas de sua loja. O objetivo aqui é aparecer entre os primeiros resultados orgânicos sem ter que usar os anúncios pagos.

Comportamento do consumidor

Você já tem a sua plataforma montada e sua página já está aparecendo no Google. Basicamente, quase tudo que precisa para vender em seu e-commerce. A pessoa vai entrar em sua loja e colocar os produtos no carrinho, mas ainda faltam alguns detalhes para ela finalizar a compra. E este é o grande objetivo do seu negócio.

De nada adianta uma plataforma estruturada e um bom ranqueamento da página se você não oferecer uma boa experiência ao seu cliente. A pessoa que compra online quer muito mais que um bom preço. Ao fazer uma compra em plataformas virtuais, ela procura facilidade na hora de pesquisar um produto ou serviço e na hora de pagar. E conhecer o perfil do seu consumidor é fundamental para poder oferecer aquilo que ele realmente procura em seu e-commerce.

Então, o que fazer para oferecer uma boa experiência aos clientes?

  • Versão mobile

Mais do que conectados à internet, estamos cada vez mais adeptos aos dispositivos móveis. Dados do IBGE apontam que smartphones representam 80% dos acessos dentro das casas. Em relação ao e-commerce, a expectativa é que 19% das vendas aconteçam por dispositivos móveis até o fim deste ano.

E se o seu consumidor não consegue largar o aparelho, o mais indicado é levar a loja até ele. E para uma boa experiência em sua loja virtual, o que você precisa é adaptar a sua loja para o dispositivo que as pessoas estão usando.

A versão mobile oferece usabilidade e facilidade para o usuário acessar o conteúdo do seu site. E com uma experiência mais agradável na hora da compra, seja ao selecionar um produto ou clicar em algum botão, as chances de venda se tornam cada vez maiores.

  • Facilidade na hora de cadastrar

Já que falamos em facilidades para o seu consumidor, você pode eliminar algumas burocracias e tornar a experiência do usuário muito mais rápida.

Por exemplo, muitas plataformas exigem da pessoa a criação de uma conta e o cadastro de vários dados pessoais. Só aí, já é muito tempo perdido e o cliente pode acabar desistindo da compra. O que você pode fazer é oferecer um guest checkout, em que não é preciso fazer login nem inserir aquele monte de dados. Normalmente, nome, e-mail e endereço para entrega já servem.

  • Facilidade na hora de pagar

Qual a melhor forma de relacionar o seu e-commerce com o consumidor?

O próximo passo é o pagamento do produto. Outro fator que costuma gerar alta taxa de abandono entre os clientes. E pode ter certeza, a pessoa vai desistir da compra se não tiver a opção de pagamento preferida, seja cartão de crédito, boleto bancário, Paypal, etc.

Além das principais formas de pagamento, você pode oferecer outras facilidades para o consumidor. Opções de parcelamento no cartão e política de frete grátis são alguns exemplos que costumam atrair as pessoas.

  • Função de abandono de carrinho

Comportamento muito comum do consumidor online e péssimo para as empresas. Você sabia que 69% das pessoas (dados da Baymard Institute) abandonam o carrinho na hora de concluir a compra? Apesar de ser um número relevante, há muito o que fazer para recuperar boa parte destes clientes. Até porque eles demonstraram algum interesse em seu produto.

Muitas empresas utilizam estas informações e todos os dados da pessoa para direcionar novos anúncios. Você pode, por exemplo, disparar uma campanha de e-mail oferecendo algum desconto no produto de interesse de seu consumidor. Ou simplesmente para lembrá-lo que o item ainda está disponível na loja.

  • Fidelização do cliente

Trata-se de uma boa forma de relacionar o cliente com a sua marca, seja uma loja física ou virtual. Basicamente, o que você precisa é oferecer um produto e um serviço que atenda às necessidades do seu consumidor. O que inclui também todas as facilidades que falamos aqui.

Programas de fidelidade também funcionam quando o seu objetivo é manter o consumidor “preso” ao seu produto ou serviço. Você pode oferecer recompensas, cashback e produtos exclusivos da sua marca, gerando um atrativo a mais para o cliente.

E com uma boa experiência online, a expectativa é que as pessoas voltem cada vez mais ao seu e-commerce.

  • Redes sociais atualizadas

Além de contribuírem para o SEO, as redes sociais têm um papel fundamental na fidelização e informação dos clientes sobre novos produtos ou promoções. Aqui, duas coisas contam: o número absoluto de fãs ou seguidores, que dá uma ideia do alcance potencial da marca, e o engajamento, que é o quanto essas mesmas pessoas curtem, comentam e compartilham o seu conteúdo.

Precisa de mais dicas para seu e-commerce?

A ideia desta matéria não é destacar as vantagens do e-commerce em relação ao mercado tradicional, mas sim apontar alguns caminhos para o seu negócio no meio digital. Sabemos que cada serviço apresenta ótimos benefícios ao consumidor.

E se você quiser saber mais dicas para sua loja virtual, procure a nossa equipe de especialistas no assunto. Podemos te ajudar de várias formas.

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