Anúncios são uma parte fundamental do marketing. Há décadas, empresas de todos os segmentos lutam para chamar a atenção dos consumidores seja em canais analógicos ou em plataformas digitais. Todas se esforçam para se destacar na multidão e se transformarem numa marca de sucesso.

Com a popularização do uso das redes sociais, a concorrência saltou para patamares nunca vistos antes. Ficou mais fácil e mais barato criar anúncios ou falar diretamente com o público. Novas marcas são criadas todos os dias e todas, das maiores às menores, brigam por um mesmo objetivo: a nossa atenção.

Como se destacar em meio a tantos negócios? Uma estratégia bem elaborada de anúncios patrocinados basta? Vou precisar voltar a trabalhar com publicidade física?

Neste artigo, vamos responder todas essas perguntas e explicar o que você pode fazer para ter uma marca de sucesso. Vem com a gente 😉

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Um mar de anúncios

Quantas marcas você vê do momento em que acorda até quando vai dormir? Essa é uma pergunta difícil de responder, especialmente quando consideramos a quantidade de mídias diferentes que existem atualmente.

Antes éramos impactados pela TV, rádio e jornal, mas de uma maneira muito mais controlada. Além disso, dedicávamos um tempo muito menor a esses veículos. Agora, com o uso da internet tanto para entretenimento, quanto para trabalho, o acesso aos anúncios é muito mais massivo e o tempo em que estamos em contato com anúncios se multiplicou. 

De acordo com um estudo feito pela Yankelovich, empresa especializada em pesquisas de marketing, em 1970 as pessoas eram expostas a cerca de duas mil marcas por dia. Em 2007, esse número subiu para cinco mil. Hoje, a Red Crow Marketing estima que somos expostos a algo entre 4.000 e 10.000 anúncios diariamente.

Nestes estudos, são consideradas as marcas que aparecem na televisão, rádio, jornal, comércio, internet e qualquer outro tipo de mídia, física ou digital, com anúncios pagos. Também são considerados os famosos product placements, tão comuns em séries e programas de TV, que são os anúncios que aparecem, indiretamente, expostos de maneira subliminar em cenas cotidianas. Como quando um personagem abre um refrigerante e marca é exibida, ou você vê uma caixa de sabão em pó de uma determinada marca numa prateleira de uma cena.

Impacto dos anúncios mobile

Segundo dados do Statista, o investimento mundial em anúncios digitais deve ultrapassar US$ 110 milhões em 2021. São US$ 13 milhões a mais do que o investido em 2020.

Desse valor, 80% será destinado a propagandas veiculadas em smartphones. Isso mostra que o foco das marcas está totalmente voltado para a publicidade nas redes sociais.

Grandes plataformas, como Facebook, Instagram, Google e Twitter, já se colocam como divulgadoras de anúncios em massa há anos. Com o aumento de investimento, é provável que estejamos ainda mais expostos às marcas daqui para a frente. Esse excesso de informações provoca grandes problemas.

O consumidor está cada vez mais disperso

Não dá para absorver tudo nesse mar de informações em que vivemos. Segundo o estudo da Yankelovich, a cada 362 anúncios vistos por dia, 153 são notados. Destes, apenas 12 geram algum engajamento por parte do público.

Além de mostrar a limitação do cérebro humano, que é incapaz de armazenar tudo o que vê em um só dia, esse comportamento é uma resposta ao marketing invasivo, prática cada vez mais comum entre empresas que querem buscar alcance a todo custo.

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O consumidor atual não gosta da publicidade explícita, sem qualquer geração de valor. Anúncios malfeitos são vistos como indesejados e isso se reflete no crescimento de extensões e aplicativos bloqueadores de anúncios. 

Por isso, produzir conteúdo de qualidade é cada vez mais indispensável para qualquer marca.

Engajamento é o segredo da marca de sucesso

Se você quer que o seu negócio gere impacto real, é preciso estar presente de verdade na vida dos seus seguidores. Produzir conteúdo de qualidade e criar interações únicas são a melhor forma de se destacar no meio digital.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Twitter, 77% dos usuários da rede gostam mais de uma marca quando ela responde um tweet feito por eles. 

Uma marca de sucesso precisar fazer parte da conversa. Precisa estar atenta aos memes, novidades e assuntos do momento, para monetizar em cima do interesse genuíno dos seguidores. Forçá-los a consumir o que você quer, a todo custo, não é o caminho.

O investimento em anúncios personalizados também é fundamental. Plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads permitem a criação de campanhas mais segmentadas, que vão atingir o público-alvo (ou persona) que você deseja.

A produção de conteúdo deve ser pautada nos conceitos básicos de marketing digital, com textos voltados para o funil de vendas. Acima de tudo, a boa marca respeita a jornada do consumidor e permite que ele faça o seu caminho por conta própria.

A Calebe_ é especialista em soluções digitais, produção de conteúdo e projetos de branding. Se você tem alguma dúvida, ou precisa de ajuda na construção da sua estratégia digital, vem falar com a gente!

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