Ser um empreendedor exige muito de uma pessoa, principalmente de quem está no começo do seu negócio. É necessário muito tempo de dedicação, estudo, visão estratégica e tomadas de decisões. Neste processo, é natural que o empresário esteja completamente focado na operação da sua empresa. 

Mas a marca pessoal do líder também merece atenção e pode fazer toda diferença na forma como o mercado, seus colegas, clientes e colaboradores te enxergam. E isso tem o poder de afetar o desenvolvimento do seu negócio, positiva ou negativamente. 

O personal branding é a estratégia de gestão de marca voltada para construção da imagem e da identidade de uma pessoa. Qualquer um pode trabalhar na construção da sua marca pessoal por meio dessa estratégia. Para empresários, é uma forma de buscar mais reconhecimento

Entre as vantagens de se fazer branding pessoal, para profissionais que estão à frente de um negócio, estão a consolidação da sua posição como empreendedor (e, consequentemente, da posição da sua empresa) no mercado; e o ganho de credibilidade e autoridade

Se você quer que o seu nome se torne uma referência na sua área de atuação e um convite para que mais pessoas conheçam o seu negócio, está na hora de começar a gerir sua marca pessoal. Neste artigo, você vai ver como empresários podem começar a fazer personal branding nas plataformas digitais. 

Estabeleça sua identidade e crie uma marca

Se você já faz algum tipo de divulgação do seu trabalho como empresário nas redes sociais, que ótimo! Mas tenha em mente que personal branding e marketing pessoal são duas estratégias diferentes

A diferença é que o marketing pessoal consiste puramente nas ações de autopromoção, sem a definição de uma identidade de marca condutora. Assim como a marca é o que as pessoas falam quando você sai da sala, personal branding não é sobre o que você diz, mas sim sobre o que dizem de você. 

No personal branding, toda e qualquer divulgação e publicação de conteúdo on-line será norteada pela sua marca pessoal, ou seja, pelos seus valores, seu ponto de vista e seu propósito: aquilo que te torna diferente dos demais empresários. 

Por isso, o primeiro passo para colocar em prática uma estratégia de personal branding é construir a sua identidade de marca. Essa construção é feita por meio de projetos de branding que buscam definir quais são as características que tornam aquela pessoa (ou empresa, ou produto, ou serviço) única. Você pode ler o nosso artigo completo sobre como descobrir sua identidade de marca aqui, mas vale começar respondendo às seguintes perguntas:

– qual seu propósito como empreendedor?
– o que te orienta na hora de tomar as decisões de gestão do seu negócio?
– quais valores e princípios guiam o seu trabalho?
– qual a imagem que o mercado, seus colegas, clientes e colaboradores têm de você?
– como você é diferente de outros empresários do mesmo ramo?
– como todas essas características podem ser transmitidas por meio de símbolos, sinais e mensagens?

Defina sua identidade visual

O segundo passo acontece a partir da última pergunta da nossa lista. Como a essência da sua marca será convertida em elementos visuais que vão guiar toda a sua comunicação? Esse é o momento de pensar em cores, ícones, tipografia. 

O design gráfico é parte fundamental de uma estratégia de branding. Ele vai fazer com que as pessoas se lembrem e pensem em você, quando se depararem com os elementos visuais que caracterizam sua marca pessoal. 

Encontre sua linguagem

O estilo da comunicação verbal ou escrita é tão importante quanto os elementos visuais. Os textos, falados ou escritos, também precisam estar de acordo com a marca. 

Tem alguma frase ou jargão que as pessoas associam a você? Você pode incluir suas expressões e frases mais usuais nessa linguagem, se estiverem de acordo com os valores da sua marca.

Na hora de definir a voz e o tom, pense também em quem é o seu público e qual a melhor forma de se comunicar com ele. Lembre-se que, antes de tudo, é fundamental ter clareza sempre, para que a mensagem que você quer passar cumpra seu objetivo. 

Outra dica é apostar no storytelling na hora de escrever seus conteúdos. Formatos de narrativas são mais atraentes e tem mais potencial para envolver o público. Por exemplo: na hora de dar uma dica, conte como foi a experiência que você viveu que gerou esse aprendizado, em vez de pular direto para a lição final. 

Escolha as plataformas e crie uma estratégia de conteúdo 

O próximo passo é definir quais plataformas serão utilizadas para seu posicionamento de marca. Para começar, entre as redes sociais, você deve avaliar quais fazem sentido para seus objetivos, seus conteúdos e seu público. 

Vale destacar que o LinkedIn é uma rede social especialmente interessante para personal branding. O foco por lá é a carreira profissional dos usuários. É possível compartilhar artigos, vídeos, fotos e destacar suas conquistas na gestão do seu negócio. Também é uma boa plataforma para se conectar a outros empreendedores. Veja mais formas de aproveitar as possibilidades do LinkedIn neste outro artigo do nosso blog. 

Uma vez definidas as plataformas, crie uma estratégia de conteúdo para guiar seu posicionamento digital. Publicar com consistência e frequência são os principais ingredientes da receita de sucesso para quem quer crescer nas redes sociais. E o segredo para conseguir postar muito e o tempo todo é planejamento.

Faça um planejamento mensal dos conteúdos que você pretende publicar em cada rede social e no seu site. Assim, ao longo do mês, você só precisa fazer a postagem, a criação já foi feita com antecedência. 

Apareça em outras plataformas também

Além das redes sociais, vale estar presente em sites relevantes do seu segmento de atuação também. Coloque-se à disposição para contribuir com artigos ou vídeos para blogs e veículos de comunicação que cobrem seu setor e têm destaque na web. É outra forma de fazer seu nome se tornar mais conhecido. 

E, por fim, seja nas redes sociais ou em outros espaços, não tenha medo de se posicionar. Seu público vai valorizar o que te torna único. Quem fica sempre em cima do muro não se conecta, verdadeiramente, com nenhum dos lados. Você não precisa ter ou emitir uma opinião sobre tudo, mas é importante ter posicionamentos consistentes sobre os temas que dizem respeito aos valores da sua marca. 

Precisa de ajuda para construir sua marca, identidade visual, site ou estratégias de comunicação? Continue acompanhando as dicas do nosso blog. Se ficou alguma dúvida, fale com a gente!

DIGIA_ Você seguiria sua marca nas redes sociais?