As medidas de isolamento para combater a pandemia do coronavírus provocaram uma crise em diversos setores da economia. No entanto, um deles cresceu em disparada: o setor de cursos e eventos on-line. Em maio e abril, a plataforma SEMRush observou um aumento considerável nas buscas pelos termos:

  • educação on-line gratuita – + 247%
  • cursos de marketing de negócios on-line – + 54%
  • cursos de negócios on-line – + 49%

Dados do SEMRush também indicam que Brainpop, Coursera, EdX, Khan Academy e Socratic foram os recursos educacionais que mais cresceram em abril. O tráfego de todos eles aumentou mais de 50%. Os cursos on-line de Harvard, Yale, Tesda e Coursera dispararam mais de 1.000% em uma pesquisa de cursos durante a quarentena.

As pessoas estão com mais tempo livre em casa, mas as vantagens dos cursos e workshops on-line não param por aí. O formato virtual ainda permite: 

  • levar a marca do seu negócio para mais pessoas, já que é possível alcançar públicos de diversas localidades ao mesmo tempo; 
  • economizar nos gastos com espaço físico, fornecedores e transporte;
  • mais praticidade e flexibilidade, tanto para quem organiza quanto para quem consome o conteúdo no conforto da sua casa. 

Não faltam motivos para apostar no on-line. Neste artigo, você vai conferir seis dicas para que seu evento virtual seja um sucesso de público e de conteúdo. 

Escolha o melhor formato para seu objetivo

Antes de tudo, é importante ter clareza sobre os seus objetivos ao organizar um evento on-line. Assim, fica mais fácil definir qual formato é mais adequado. Afinal, as possibilidades são muitas!

  1. Cursos e workshops on-line: se o seu maior objetivo é ensinar algo a alguém, esse formato pode ser o ideal. Mas vale lembrar que planejar um curso on-line não é a mesma coisa que organizar um curso ou workshop presencial. O aluno não estará perto de você e pode se distrair com mais facilidade. Vale pensar em estratégias mais criativas e atrativas para transmitir seu conteúdo, e definir uma ferramenta para que os alunos possam tirar suas dúvidas.
  2. Palestras, seminários ou webinars: esse tipo de evento também tem vocação educacional, como os cursos e workshops. No entanto, são mais adequados para casos em que o objetivo principal é promover um debate, ou uma atualização de conhecimentos para pessoas da mesma área ou interessados pelo tema.
  3. Meetups ou conferências: neste tipo de evento, o objetivo principal é a troca de conhecimentos e o networking entre os participantes. Eles podem ser realizados por meio de aplicativos de chat on-line, por exemplo.
  4. Eventos de entretenimento: para além dos objetivos acadêmicos e profissionais, o lazer também tem seu espaço entre os eventos on-line. Neste caso, a ideia é reunir pessoas em torno de um interesse ou hobby em comum com o objetivo de se divertir. Pode ser a exibição simultânea de um filme ou o live streaming de um show, por exemplo. 

Vale lembrar que seu evento também pode ser a combinação de um ou mais formatos. A criatividade pode ser uma aliada na hora de atrair seu público.

O Rameh Cozinha, programa de assinaturas do premiado chef Felipe Rameh, por exemplo, é um formato que mescla os cursos on-line gravados com as aulas ao vivo e um ambiente exclusivo para troca de conhecimentos no Instagram. Nós da Calebe_, ajudamos a moldar esse produto, criamos o site e pensamos na estratégia digital do projeto. 

Identifique a plataforma ideal para o formato

Depois que o formato do evento está definido, é hora de escolher a plataforma digital que vai suportá-lo. Se você quer criar um curso gravado, por exemplo, existem sites como da Hotmart, Udemy e Samba Tech que podem ser utilizados para comercializar o material. 

No entanto, se seu evento precisa acontecer ao vivo, vale conhecer os aplicativos de videoconferência. 

>> Descubra qual o melhor aplicativo de chat on-line para você!

Para eventos que serão transmitidos para um público via live streaming, é possível utilizar o YouTube Live para fazer transmissões ao vivo para um público restrito, por meio das configurações de transmissão não-listada ou particular. Mas você também pode transmitir, simultaneamente, em mais de uma rede social, utilizando softwares de multi streaming. Veja como fazer isso neste outro artigo no nosso blog! E não se esqueça das boas práticas para lives em redes sociais. 

Existem também opções de plataformas com funcionalidades além do áudio e do vídeo. É o caso do SpatialChat, que permite a criação de salas de bate-papo personalizáveis, com recursos de realidade virtual. Por meio de um avatar 3D, é possível se movimentar pelas salas e até cumprimentar outros participantes. 

https://www.youtube.com/watch?v=PG3tQYlZ6JQ

Invista nos equipamentos e teste com antecedência

Eventos on-line economizam nos gastos com espaços físicos, fornecedores e transporte, mas isso não quer dizer que a estrutura de produção do evento seja menos importante! Para reunir pessoas em um formato virtual, principalmente ao vivo, é fundamental que você tenha:

  • boa conexão de internet;
  • som e vídeo digitalizados;
  • microfones e câmeras;
  • computadores;
  • softwares de encoding e de broadcasting;
  • acesso aos aplicativos de videoconferência;
  • plataformas que permitam a transmissão.

Tudo isso precisa ser testado com antecedência para que nenhuma funcionalidade te deixe na mão na hora do seu evento. Vale lembrar que, quando a sua marca está por trás de um acontecimento, presencial ou virtual, todas as impressões do público ficam atreladas a ela. Queremos deixar um impacto positivo, por isso, é importante prevenir qualquer tipo de falha. 

Não deixe a divulgação em segundo plano 

Use as redes sociais a seu favor e divulgue seu evento, com antecedência, para o público certo, nos canais digitais. Para isso, você pode fazer:

  • planejamento de publicações nas redes sociais até a data do evento, gerando expectativa;
  • e-mail marketing para listas de contatos que se interessem pelo tema do evento;
  • anúncios e links pagos nas redes sociais e nos buscadores para chegar até quem não conhece sua marca ainda. 

>> Leia também: como fazer anúncios na web com segurança de marca (brand safety)

O Terapêutica em Foco 2020, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) é um exemplo de evento que foi potencializado pela sua divulgação e realização on-line. O TEF é organizado pela SBD-MG anualmente. Devido à pandemia, a edição de 2020 foi virtual pela primeira vez. 

O resultado foi um número recorde de inscrições: mais de 2.500 dermatologistas de todo o Brasil participaram. O evento ainda foi transformado em um curso on-line, de forma a levar o conteúdo para ainda mais profissionais interessados. O planejamento de comunicação e a divulgação do seminário e do curso foi feita pela Calebe_

Entregue valor ao público 

Nossa quinta dica para eventos on-line de sucesso pode parecer óbvia, mas não é. Certifique-se de que o seu produto tem valor real para seu público. De nada serve organizar um evento on-line só para aproveitar o momento. As pessoas estão em casa, mas ainda procuram dedicar seu tempo a iniciativas e projetos que agreguem valor ou que contribuam para a sua qualidade de vida. Eventos sem conteúdo de qualidade e sem propósito podem “morrer na praia”. 

A Night Nation Run, por exemplo, é o primeiro running music festival do mundo a acontecer de forma virtual. O evento mobiliza corredores e fãs de música eletrônica que buscam por um incentivo para continuar se exercitando durante o período de isolamento social ou que gostariam de acompanhar música ao vivo em casa. Serão quatro horas de shows com cinco DJs convidados. 

Não se esqueça do pós-evento!

Nossa dica final, mas não menos importante, é um lembrete de que o trabalho não acaba ao final do evento. Para que você possa melhorar experiências futuras, lembre-se de pedir o feedback do público. Faça uma pesquisa de satisfação e avalie como as próximas edições podem encantar, ainda mais, os participantes.

A pesquisa de satisfação também é uma boa estratégia para começar um relacionamento duradouro com este novo público. Vale coletar os dados dos participantes para formar um mailing e manter contato depois do evento. Assim, você garante que essas pessoas vão continuar interagindo com a sua marca e lembrar do seu serviço ou produto no futuro. 

>> Leia também: e-mail marketing ainda funciona?

Se precisar de ajuda para planejar, divulgar e executar seu evento ou curso on-line, conte com a gente!

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