Anúncios patrocinados são uma ótima ferramenta para aumentar o tráfego de um site. É possível criar estratégias para alcançar públicos novos ou chamar a atenção daqueles que já conhecem a marca, mas ainda não são consumidores.

No entanto, existem várias restrições que dificultam ou até impedem a criação de um anúncio direcionado para um site. Mesmo que seu site atenda os requisitos, é necessário tomar alguns cuidados com a página de destino dos anúncios, para estimular a conversão e garantir que você não está desperdiçando dinheiro!

“Pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade: arrumar a casa é fundamental antes de receber as visitas. Ao longo da minha carreira como gestor de tráfego, presenciei vários casos onde o resultado do tráfego pago (e o não pago também) não era satisfatório, porque o site não seguia boas práticas de usabilidade. Então eu digo com toda a certeza que, antes de pensar em gerar tráfego para um site, é extremamente importante fazer uma análise da qualidade dessa página/site e fazer os ajustes necessários, para aumentar as chances de conversão.”

– William Junior, analista de mídia e performance na Calebe_

Será que seu site está preparado para iniciar uma campanha de anúncios? Continue a leitura para descobrir! Nós somos especialistas no assunto e vamos explicar quais são os requisitos do Google para uma campanha de links. Você vai ver o que precisa fazer para otimizar as conversões dos usuários que clicarem nos anúncios patrocinados.

Restrições para veicular anúncios no Google Ads

Assim como você, o Google quer oferecer uma boa experiência ao seu usuário. Por isso, ele tem políticas pré-estabelecidas que todos os anunciantes devem seguir para veicular anúncios patrocinados na plataforma.

Confira quais são os conteúdos e práticas proibidos pelo Google Ads!

Produtos ou serviços falsificados ou perigosos

O Google Ads proíbe a venda de produtos falsificados ou que possam oferecer prejuízos aos usuários, como drogas recreativas, armas, munições, materiais explosivos. Também são proibidas declarações falsas, propaganda enganosa ou omissão de informações sobre cobranças financeiras.

Além disso, a plataforma não permite anúncios que influenciam comportamentos desonestos do usuário, como violação de softwares ou serviços de falsificação de documentos.

Conteúdo inadequado ou ofensivo

Para anunciar no Google, também é proibido fazer anúncios que promovam bullying, discursos de ódio, discriminação racial ou que contenham conteúdo referente a crimes, acidentes, crueldade com animais, autoagressão, linguagem obscena.

Coleta e uso de dados

A coleta e o uso de dados do usuário não é proibida, mas deve ser feita com os devidos cuidados e respeitando as leis vigentes. No Brasil, você deve garantir que seu site esteja de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

É recomendado que você procure uma consultoria jurídica para saber se precisa fazer alterações no seu site. Mas já adiantamos que, em toda coleta de dados, você deve deixar claro qual a finalidade e o que você faz para garantir que os dados do usuário estarão seguros.

Conteúdos restritos

Anúncios e sites com conteúdo adulto, envolvendo saúde e medicamentos, política, serviços financeiros, consumo de álcool ou jogos de azar devem seguir a legislação vigente.

Links patrocinados que promovem uma bebida alcoólica, por exemplo, só podem ser direcionados para públicos com mais de 18 anos no Brasil. Já campanhas políticas precisam respeitar os períodos de propaganda eleitoral definidos pela lei.

> Brand Safety: veja como fazer links patrocinados garantindo a segurança da sua marca

Assim, para fazer anúncios patrocinados no Google Ads, estude as restrições e revise as políticas e o conteúdo do seu site! É uma forma de evitar que seus anúncios sejam bloqueados por ferirem as regras da plataforma.

Agora que você já sabe o que não fazer no seu site ou nos anúncios, vamos ver o que você deve fazer para ter resultados melhores!

Como otimizar seu site para conversões

Não adianta investir em anúncios patrocinados do Google Ads se os anúncios levam a um site ruim. Por isso, confira essas dicas para otimizar as páginas de destino dos seus anúncios e incentivar a conversão do usuário!

Ofereça conteúdo relevante e útil

Lembre-se que a página de destino dos seus anúncios deve ter conteúdo relacionado ao texto do anúncio. Vá direto ao ponto quando o usuário quiser algo em particular!

Acompanhe o desempenho do site pelo Google Analytics

O Google Analytics oferece vários insights a respeito do que pode ser melhorado no design e no conteúdo do seu site para obter mais conversões.

Faça um acompanhamento mensal dos resultados e conduza testes, fazendo pequenos ajustes aos poucos, para verificar o que funciona ou não para o seu público!

> Como medir o desempenho do seu site com ferramentas gratuitas

Otimize seu site para dispositivos móveis

Segundo a SimilarWeb, em 2020, o tráfego mobile aumentou 30,6%, enquanto o tráfego vindo de desktops caiu 3,3%. Por isso, seu site precisa ter um design responsivo e ser mobile friendly.

Como ter um site mobile-friendly

  • Adeque o layout ao formato da tela do celular.
  • Simplifique a navegação.
  • Torne acessíveis as informações mais importantes.
  • Ajude as pessoas a concluir a compra com textos explicativos.
  • Reduza a necessidade de rolar a página e aplicar zoom.
  • Se seu negócio tiver um telefone de contato, disponibilize-o com um link para evitar que as pessoas precisem memorizar o número para fazer a ligação!

comparativo de telas de um site responsivo mobile friendly

> Web design: só mais um site bonitinho?

Certifique-se de que seu site carrega rapidamente

Você sabe quanto tempo sua página de destino leva para carregar? Faça o teste e veja em qual categoria seu site se encaixa!

  • Rápido: 0 a 2,5 segundos
  • Na média: 2,5 a 4 segundos
  • Lento: acima de 4 segundos

A cada segundo a mais que a página demora para carregar, a Amazon perde US$ 1,6 bilhões em vendas por ano. Sites lentos convertem menos, porque o usuário perde a paciência se precisar esperar demais.

A maioria dos visitantes dos sites para dispositivos móveis abandona as páginas que levam mais de três segundos para carregar. Você pode descobrir o que pode ser feito para melhorar a velocidade de carregamento do seu site com o Google Page Speed Insights!

Uma forma de ter páginas com carregamento mais rápido é utilizar a tecnologia Accelerated Mobile Pages (AMP). Os navegadores interpretam códigos HTML para AMP mais rápido.

> Criando um site: o que fazem os desenvolvedores web

Aposte em textos legíveis e links acessíveis

Na hora de criar o layout do site, é importante pensar na usabilidade. Para ser fácil e agradável de navegar, uma das preocupações deve ser a legibilidade do texto.

Evite tipografias muito complexas ou rebuscadas e escolha cores com um nível de contraste agradável para a leitura. Certifique-se de que os links e botões estão destacados, chamativos e bem posicionados na página.

> Site customizado ou template pronto: descubra qual o melhor para você

Quer avaliar se o design do seu site oferece uma boa experiência para o usuário? Utilize o Google Optimize. Com os testes do Optimize, é possível experimentar novos designs, layouts e conteúdos do seu site com uma parte dos visitantes.

> Veja a seguir: tudo que você precisa saber para criar um site para sua empresa!

São muitos pontos a se observar para criar um site otimizado para conversões e anúncios. Por isso, o ideal é começar fazendo um diagnóstico do que precisa ser melhorado em casa caso.

Nós fazemos uma análise detalhada do seu site e das contas de anúncios para verificar se estão seguindo as melhores práticas! É o ponto de partida perfeito para quem quer atrair mais tráfego e vender mais na web. Vamos fazer o diagnóstico do seu site?

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