Mesmo sem ter baixado o aplicativo ou criado um perfil na plataforma, algum vídeo engraçado do TikTok já deve ter chegado até você. A rede social chinesa, lançada em 2016, se tornou um fenômeno global: o aplicativo foi baixado 750 milhões de vezes em 2019, segundo a Sensor Tower. Foram dezenas de milhões de downloads a mais do que Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat obtiveram no mesmo período.

Como um dos fundamentos do marketing digital é estar presente e engajado nos espaços em que o seu público também está, é hora das marcas começarem a entender como produzir conteúdo e interagir com seus consumidores no TikTok. Neste artigo, vamos explicar como o aplicativo funciona e como ele pode ser interessante para o seu negócio.  

TikTok 101: como funciona?

O TikTok é um aplicativo para edição, publicação e compartilhamento de vídeos curtos em looping. Os vídeos mais populares costumam ser de humor ou exibição de talentos. Isso inclui desafios de dança; dublagens de músicas, filmes ou séries de TV; esquetes de comédia e memes. 

@samsungJoin the Galaxy A ##danceAwesome challenge with @blackpinkofficial !♬ original sound – Samsung


A plataforma disponibiliza uma biblioteca vasta de clipes de áudio para serem inseridos no vídeo. Quanto mais engraçado, maiores as chances do vídeo viralizar e até sair da plataforma, sendo compartilhado pelos usuários em outras redes sociais. 

A timeline do TikTok é simples. O usuário pode navegar de um vídeo para o próximo sugerido apenas pela rolagem da tela. Qualquer perfil pode criar e publicar seus próprios vídeos. Alguns influenciadores digitais aproveitam a relevância que já têm em outras redes para convidar seus seguidores a acompanhá-los no TikTok também.

O TikTok tem um modelo de monetização que recompensa, financeiramente, os perfis que usam ativamente a plataforma ou que trazem novos usuários para o aplicativo. O sistema de recompensas, chamado de TikBônus, oferece um crédito de R$2 para cada novo usuário que se cadastrar no TikTok com o seu convite. Se o convidado assistir a mais de três minutos de vídeos em três dias diferentes, a recompensa para quem convidou é de R$1. 

São muitas ações dentro do aplicativo que garantem algum tipo de bônus. O recurso é uma estratégia para incentivar a produção de conteúdo na plataforma, o engajamento e o compartilhamento. 

Vale explicar que a proposta do TikTok é diferente do Snapchat. Ambos fazem sucesso entre a geração Z, mas enquanto o primeiro é uma plataforma de compartilhamento e divulgação de vídeos curtos, o segundo é focado em troca de mensagens de foto e vídeo entre os usuários. Isso quer dizer que, enquanto o Snapchat é mais usado para se conectar com amigos, a vocação do TikTok é o entretenimento

Para não ser superado pelo Snapchat, o Instagram criou a ferramenta de Stories, permitindo que seus usuários utilizassem a rede para trocar mensagens de foto e vídeo com a duração temporária de 24 horas. O boom do TikTok também fez com que o Instagram buscasse se atualizar, novamente, com o lançamento do recurso Cenas. Assim como o TikTok, o Cenas do Instagram Stories faz a junção automática de vários clipes de vídeo, filmados separadamente, e o acréscimo de uma música de fundo. 

Por que devemos prestar atenção ao TikTok?

A tentativa do Instagram de frear o crescimento da concorrência não parece ter dado bons resultados. O TikTok é o primeiro aplicativo chinês a conquistar, também, o mundo ocidental. Ele chama atenção por ter volumes enormes de tráfego, ou seja, bilhões de acessos. Reunimos alguns números do TikTok que explicam porque essa rede social não pode ser ignorada!

Quarta maior rede social do mundo com 1,5 bilhões de usuários mensais;
Terceiro aplicativo mais baixado do ano de 2019 na Apple Store e na Google Play Store (ultrapassando Facebook e Instagram, ficando atrás apenas do apps de mensagem WhatsApp e Facebook Messenger);
– Disponível em 150 países e 75 idiomas;
– 41% dos usuários têm entre 16 e 24 anos;
– 90% dos usuários visitam a rede mais de uma vez por dia, durante cerca de 52 minutos;
7,3 milhões de usuários no Brasil (um crescimento de 316% em 2019).

O TikTok ainda tem a pretensão de construir um negócio de streaming de música, e já fechou uma parceria com uma agência britânica de direitos autorais para expandir sua biblioteca de áudio. Em junho de 2020, o TikTok também ganha um novo diretor executivo. O escolhido para o cargo é Kevin Mayer, até então chefe da divisão de streaming da Walt Disney, que liderou o bem-sucedido lançamento do serviço de streaming Disney+ em 2019.  

O Tiktok é para você?

Com uma média de idade de usuários entre 16 e 24 anos, o TikTok pode ser uma ferramenta indispensável para marcas que têm a geração Z como seu maior público. A e.l.f. cosmetics, por exemplo, uma das marcas americanas de cosméticos mais populares entre adolescentes, devido aos preços mais acessíveis, fez sucesso lançando um desafio no aplicativo. 

O desafio da hashtag #eyeslipsface teve mais de 3 milhões de visualizações orgânicas na plataforma. A marca investiu na criação de uma música própria para compor a biblioteca do TikTok. O desafio lançado para os criadores de conteúdo foi de usar produtos da e.l.f. em vídeos, mostrando o look final, ao som da música criada pela marca, marcados com a hashtag. 

A letra da música criada pela e.l.f. ainda faz referência aos cuidados que as pessoas devem tomar durante a pandemia da Covid-19 para não transmitirem o coronavírus. No vídeo de lançamento do desafio, uma mulher aparece cantando enquanto usa álcool em gel, luvas e uma fita métrica para medir o distanciamento social ideal. “Olhos, boca e rosto seguros”, conclui a música. 

@elfyeahY’all better lather up 🧼 Keep your eyes, lips, face safe! 👀👄🤩 ##eyeslipsface ##elfyeah @illwayno @hollafyesixwun♬ Eyes. Lips. Face. Safe. e.l.f. Cosmetics – elfyeah

 

>> Leia mais: O papel das marcas em tempos de coronavírus 

O case da e.l.f. é um bom exemplo de criação de conteúdo dentro do TikTok que soube aproveitar o tema mais comentado da internet no momento e se adequar à linguagem da plataforma. Para especialistas, o enorme alcance orgânico do desafio #eyeslipsface foi uma evidência de que o público do TikTok já incluía muitos fãs da marca, antes mesmo da empresa começar a criar conteúdo no aplicativo. 

“Chegar cedo no TikTok permite que as marcas acessem, autenticamente, a ‘multidão’ de usuários, desde que consigam adaptar sua mensagem ao tom divertido e informal da plataforma. Marcas que insistirem em mensagens corporativas padrão no TikTok afastarão o público tão rapidamente quanto esperavam ser acolhidos.” 

– Fred Schonenberg, especialista em inovação em marketing digital fundador da VentureFuel

Assim, para definir se o TikTok pode ser uma boa ferramenta para o seu negócio ou não, a primeira pergunta a se fazer é: a linguagem informal e o tom divertido do TikTok estão de acordo com o posicionamento da minha marca? 

>> Como descobrir sua identidade de marca? Saiba mais neste outro artigo!

O questionamento seguinte deve ser se algum segmento do seu público está presente naquela plataforma ou não, e qual o tamanho dessa possível audiência. Se a sua marca não conversa com adolescentes, mas mesmo assim têm um tom de voz mais engraçado, pode ser interessante procurar seu nicho de público lá dentro também. 

@jrudderz♬ Laxed (Siren Beat) – Jawsh 685

 

As polêmicas em torno do aplicativo

Vale lembrar que o TikTok é uma empresa chinesa, estando sujeita às censuras e políticas impostas pelo Partido Comunista da China. Como as empresas chinesas não têm como escapar das demandas do governo, o exército dos Estados Unidos chegou a proibir os soldados de criarem perfis no aplicativo, temendo usos dos dados dos usuários da plataforma que ameaçassem a segurança do país. 

De fato, o TikTok já foi multado em 5,7 milhões de dólares por captar dados de menores de maneira ilegal. Outra polêmica foi a divulgação de uma carta aberta em 2018, na qual o diretor-geral da empresa se comprometeu a “aprofundar a cooperação” com o Partido Comunista e a promover a agenda do partido. 

O TikTok também já bloqueou vídeos que denunciavam a violação de direitos humanos na China. Ainda é difícil estimar que tipos de consequências negativas o uso dos dados captados pelo TikTok poderia ter para outros países, já que é a primeira vez que um aplicativo chinês ganha tanto destaque fora da China.

Apesar das polêmicas, o Tiktok tem se mostrado uma ferramenta interessante para o marketing de conteúdo em diversos casos, principalmente pelos seus níveis de alcance e engajamento entre o público jovem. A empresa está estudando outras formas de monetizar o conteúdo e tornar o aplicativo ainda mais atrativo para negócios e anúncios. Novas ferramentas devem ser anunciadas em breve. Um botão de “comprar agora”, por exemplo, já está sendo testado. 

Quer ajuda para definir que tipo de conteúdo do TikTok pode funcionar para a sua estratégia de marketing e de gestão de marca? Fale com a Calebe_. Você também pode acompanhar outras dicas nas nossas redes sociais

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