O podcast foi criado no começo dos anos 2000, mas passou por um longo período de ostracismo, até voltar com tudo, nos últimos anos. Segundo a Podcasts Stats Soundbite, o Brasil é o segundo país que mais consome esse tipo de mídia no mundo. Isso justifica o investimento de grandes empresas, como a Globo, nesse formato de conteúdo, que se mostra cada vez mais versátil.
Programas de mesa redonda, entrevistas, audiodocumentários… São várias as possibilidades para criar conteúdo em áudio. Neste artigo, discutimos o crescimento dessa onda e como o podcast pode ser usado pelas marcas. Vamos começar entendendo melhor como essa mídia funciona?
O que é podcast
Podcast é um formato de conteúdo em áudio, semelhante à rádio, mas que não acontece ao vivo, fica gravado para ser consumido quando o ouvinte desejar. Eles podem ser ouvidos em aplicativos agregadores, como SoundCloud, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify e CastBox.
O nome dessa mídia veio do podcasting, uma forma de publicação de conteúdo em áudio ou vídeo na internet, que surgiu em 2004. A palavra é uma junção dos termos “pod” (personal on demand ou por demanda pessoal) e broadcast (radiodifusão).
A nova era de ouro do rádio
Apesar da tecnologia de podcasting existir desde 2004, foi em 2016 e em 2017 que os podcasts começaram a conquistar os internautas. Com o boom dos podcasts nos Estados Unidos, começou a se falar em uma nova era de ouro do rádio por lá. Os produtores de conteúdo brasileiros também investiram nessa mídia aqui, e os resultados foram muito positivos.
Em 2019, o Spotify decidiu apostar nos podcasts e comprou a Gimlet Media, uma produtora de conteúdo focada em podcasts. A gigante do streaming também adquiriu o Anchor, uma plataforma criada para facilitar a publicação, distribuição e monetização de programas em áudio.
Com a parceria entre Anchor e Spotify, ficou mais fácil publicar e divulgar um podcast. Conteúdos produzidos no Anchor podem ser publicados automaticamente no maior aplicativo de streaming de áudio do mundo.
Em 2021, a Globo também fez um movimento de aposta nos podcasts brasileiros. A emissora já produzia seus próprios programas, mas agora eles estarão disponíveis também no Globoplay, assim como podcasts de novos parceiros.
Em janeiro, a empresa anunciou uma parceria com o B9, a maior rede de podcasts do Brasil, para disponibilizar os programas da produtora também no Globoplay. O produtor e criador dos podcasts Projeto Humanos, Anticast e Caso Evandro, Ivan Mizanzuk, também foi convidado a criar novas histórias para a plataforma de streaming da emissora.
Vantagens de ter um podcast
É fato que os podcasts conquistaram os brasileiros, cresceram ainda mais durante a pandemia e vieram para ficar. Mas se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios de produzir conteúdo nesse formato, confira as vantagens!
Praticidade: o consumo dos podcasts não exige atenção visual, por isso, pode ser feito enquanto o ouvinte desempenha outras atividades: durante o exercício físico ou o banho, no trânsito ou enquanto cozinha e lava a louça.
Conexão: desde a invenção do rádio, é sabido que o áudio é uma forma de comunicação que gera uma sensação de intimidade e proximidade para o público. É um formato que tem tudo para gerar conexões mais humanas e afetivas.
Audiência fiel: as pessoas realmente prestam atenção ao que estão ouvindo nos podcasts. Pesquisas indicam que os ouvintes preferem, inclusive, programas mais extensos, com algo entre 40 minutos e uma hora e meia de duração. Imagine ter a atenção do seu público durante todo esse tempo?
Tipos de podcast
Se você quer aproveitar todas essas vantagens, é hora de criar um podcast para a sua marca. Para produzir conteúdo em áudio de qualidade, o primeiro passo é definir qual será o formato do programa. Para isso, é necessário conhecer os tipos de podcast.
Entrevista
Um podcast de entrevistas pode ser uma ótima opção para o seu negócio. Nesse formato, o apresentador entrevista convidados relevantes.
O programa pode ter um tema específico, como entrevistar apenas personalidades do mundo da moda, por exemplo, ou não. Quer um exemplo? O Uol Líderes conversa com presidentes, CEOs ou fundadores de grandes empresas nacionais ou estrangeiras.
Bate-papo ou mesa redonda
Nos podcasts de bate-papo, é preciso contar com um time de comentaristas para compor a mesa redonda. Também podem haver convidados, mas o formato não é de pergunta e resposta, e sim de uma conversa informal entre os participantes.
Esse é um dos formatos mais populares no Brasil e também um dos mais fáceis de se produzir. Como exemplo, podemos citar o Braincast, que debate temas relacionados à tecnologia e à cultura digital.
Jornalístico
Podcasts jornalísticos ou informativos são aqueles que funcionam como uma fonte de notícias e atualizações sobre o dia a dia.
O Durma com essa, do jornal digital Nexo, traz no fim da tarde a notícia mais instigante do dia e que pode continuar a ecoar por aí.
Storytelling
Podcasts que narram histórias, reais ou fictícias, estão entre os formatos que mais fazem sucesso nos Estados Unidos. As histórias que costumam atrair mais ouvintes são as de mistério, horror ou suspense.
O norte-americano Serial foi um dos responsáveis pela popularização desse formato e inspirou muitos outros podcasts que contam histórias de crimes pelo mundo, como o brasileiro Praia dos Ossos, produzido pela Rádio Novelo.
Educacional
Por fim, os podcasts educacionais são aqueles programas com o objetivo de ensinar algo para o ouvinte, seja uma nova língua, meditação ou programação.
Um exemplo é o 6 Minute English, programa da BBC que traz discussões divertidas acompanhadas de listas de vocabulário para quem quer aprender inglês.
Como criar um podcast para sua marca
Escolheu o tipo de podcast que se encaixa melhor com os objetivos do seu negócio? Ótimo! Agora, é hora de colocar a mão na massa para planejar e produzir seu programa. Siga o passo a passo para não esquecer nenhum detalhe importante.
Defina o tema e o nome do podcast.
Escolha os apresentadores e participantes.
Separe todos os equipamentos necessários para produzir o podcast:
computador;
acesso a internet;
microfones ou gravadores;
fones de ouvido;
um lugar silencioso para gravar;
softwares de edição;
Roteirize os primeiros episódios.
Faça todas as gravações necessárias.
Edite o episódio, publique e distribua para os principais canais de podcasts!
Dicas para ter um podcast de sucesso
Parece muita coisa? A gente te ajuda! Separamos algumas dicas para você produzir um podcast de sucesso e conquistar fãs para sua marca.
Frequência
Não adianta nada publicar um episódio super legal do programa e depois sumir por meses. Como no YouTube ou em outras redes sociais, ter frequência na publicação de novos conteúdos é fundamental. Por isso, planeje os futuros episódios com antecedência.Use esses templates para se organizar!
Com o Anchor, fica mais fácil editar e publicar podcasts nos principais meios de distribuição. É a ferramenta mencionada aqui no início do artigo, que foi comprada pelo Spotify. O Anchor tem versões para desktop e dispositivos móveis e é gratuito.
Caso prefira editar em outros softwares, recomendamos dar uma olhada no Audacity, um editor de áudio gratuito. Se estiver disposto a investir, o Sony SoundForge e o Sony Vegas são boas opções também.
Tutoriais para iniciantes
O site transom.org é o melhor amigo para quem quer começar a produzir conteúdo em áudio e não tem experiência na área. Lá você encontra dicas de ferramentas, técnicas, cursos e workshops para tirar todas as dúvidas.
Roteiros para podcasts
Na hora de fazer seu roteiro, lembre-se de utilizar uma linguagem conversacional, simples e fácil de acompanhar. Utilize sinais gráficos ao longo do roteiro para sinalizar pausas e ênfases na narração. Descreva cenas, para envolver o ouvinte.
Lembre-se de finalizar todos os episódios com um call to action. Você pode pedir que o ouvinte visite seu site, se inscreva em uma newsletter ou siga sua marca nas redes sociais. Aproveite a oportunidade!
Transforme seu podcast em uma ferramenta de posicionamento de marca
Assim como qualquer outra plataforma de comunicação da marca com o público, é fundamental que seu podcast esteja de acordo com o branding do seu negócio. Isso significa que o podcast precisa respeitar a personalidade, a voz e o tom de voz da marca.
Se o seu negócio ainda não tem estratégias de gestão de marca, comece aqui: acesse nosso Guia Completo de branding para descobrir o que é, como fazer e ver tipos de projetos e cases.
Por último, a dica mais importante de todas: não embarque na onda dos podcasts só porque está na moda. Como nos demais canais de comunicação de uma empresa, para conquistar o público, o podcast da sua marca precisa entregar conteúdo relevante e útil para a sua persona.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.