Vamos supor que você precisa comprar um novo computador. Qual é a primeira coisa que você faz? Vai pesquisar no Google por diferentes marcas, modelos, funcionalidades e preços, para descobrir qual tem custo-benefício, certo? É por isso que existe o SEO: para ajudar as marcas a aparecerem como uma boa opção entre os resultados das suas buscas. 

Segundo o Search Engine Journal, 93% de todas as experiências de navegação na internet começam com um mecanismo de busca, como o Google, o Bing ou o Yahoo. Em 73% desses casos, o usuário não passa da primeira página de resultados. 

Isso significa que, se você quer vender na internet, sua marca precisa estar entre os primeiros resultados listados pelos buscadores. Investir em SEO é o que vai te fazer chegar lá.

Se você ainda não entende muito sobre SEO, pode ficar tranquilo! Neste guia completo, vamos explicar: o que é SEO e como colocar em prática, como funcionam as pesquisas de palavras-chave, quais são as estratégias de otimização mais utilizadas, qual a diferença entre SEO on page e SEO off page e muito mais! Continue a leitura e você vai aprender a elevar o alcance da sua empresa no meio digital.

O que é SEO

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization. Traduzindo para o português, SEO é a otimização para mecanismos de busca. Logo, SEO é o conjunto de práticas adotadas para tornar um site ou uma página na web mais relevante para os buscadores.

Mecanismos como o Google e o Yahoo tem uma série de requisitos para analisar se um conteúdo é relevante para o usuário ou não. É com base nesses requisitos que o buscador vai ter apresentar uma lista de resultados úteis para a sua busca. A página de lista de resultados é chamada de search engine results page (SERP).

Assim, o objetivo das práticas de SEO é adequar um conteúdo para que ele atenda esses requisitos e apareça no topo da lista (ou, pelo menos, na primeira SERP). Essas práticas já são adotadas por 58,9% das empresas brasileiras, segundo o SEO Trends 2018.

Como surgiu o SEO

O termo search engine optimization surgiu na década de 1990. Os criadores do Google, lançado em 1997, perceberam que era necessário tornar o processo de ranqueamento de resultados mais sofisticado.

Larry Page, um dos fundadores do Google, desenvolveu uma métrica para classificar páginas da internet de 0 a 10, com base na quantidade e qualidade de links recebidos.

Também foi em 1997 que o termo search engine optimization foi utilizado pela primeira vez. Ele apareceu no livro Net Results, escrito por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner.

Os autores do livro estudaram o posicionamento do site da banda Jefferson Starship nos sites de busca. Eles viram que o posicionamento melhorou depois que o nome da banda passou a ser citado mais vezes no site. Essa técnica ganhou o nome de SEO.

Por que SEO é importante

As empresas norte-americanas estão investindo, em média, US$ 5 mil por mês em SEO, segundo o Moz. As práticas de otimização para busca se tornaram uma indústria que vale cerca de US$ 70 bilhões.

Quer entender por que? Confira a lista de vantagens de fazer SEO!

Vantagens de fazer SEO

  1. Você vai atrair mais usuários para seu site, ou seja, vai aumentar seu tráfego orgânico.
  2. O tráfego será qualificado, porque os usuários vão chegar por meio de buscas relacionadas ao produto ou serviço que você oferece.
  3. Quanto mais pessoas reconhecem sua empresa, site e conteúdo de qualidade, maior é a autoridade da marca.
  4. Você pode guiar os usuários que chegam no seu site para funis de compras.
  5. Sites otimizados atraem e retêm mais usuários na web, aumentando as taxas de conversão. 

Vale lembrar que tráfego orgânico (ou alcance orgânico) se refere aos usuários que você consegue conquistar, com conteúdo de qualidade otimizado, sem anúncios pagos e sem links patrocinados.

Ainda não se convenceu? Segundo o SEO Trends, os e-commerces brasileiros que investem em SEO conseguem conquistar 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes. Está passando da hora de fazer parte desse grupo 😉

Como o Google funciona

Existem dezenas de buscadores disponíveis, mas o Google, além de pioneiro, é o responsável por mais de 90% do tráfego orgânico da internet. Por isso, vamos usá-lo como referência, já que as práticas adotadas por ele também pautam o mercado.

Para saber como aparecer na primeira página das buscas do Google, primeiro, precisamos entender como o seu mecanismo de ranqueamento de resultados funciona.

Motores de busca ou crawlers

Quando você quer comprar um computador novo e pesquisa opções no Google, ele vai precisar dar uma olhada em todas as opções de páginas na web que podem ter o que você está procurando. Para fazer isso, o Google utiliza robôs conhecidos como motores de busca.

Esses robôs ou bots (abreviação da palavra em inglês), também são chamados de spiders ou crawlers e navegam pela web escaneando todas as páginas de conteúdo disponíveis. Os crawlers arquivam essas informações na base de dados do Google. Isso se chama indexação. O index (lista) do Google é analisado toda vez que o usuário faz uma pesquisa na ferramenta.

Quando você pesquisa “melhor computador para trabalhar”, o buscador vai dar uma olhada nas informações coletadas pelos robôs e ranquear as páginas com base em seus critérios de relevância. Esses critérios, chamados de fatores de ranqueamento, vão guiar as estratégias de SEO.

Fatores de ranqueamento do Google

Existem diversos fatores de ranqueamento. Essa lista só cresce porque o Google altera o algoritmo do mecanismo de pesquisa aproximadamente 500 a 600 vezes por ano! Aqui, reunimos os onze principais para você conquistar a primeira posição nas SERPs.

Conteúdo original e de qualidade

Para ser o melhor buscador do mundo, o Google precisa entregar resultados relevantes. Por isso, antes de tudo, o conteúdo do seu site ou da sua página deve ser útil para o usuário e não pode ser copiado de outros sites.

Domínio

A palavra-chave deve estar na URL, no título e na descrição da página, para que o Google identifique qual o assunto abordado naquele conteúdo.

Palavras-chave

As palavras-chave são termos que o usuário costuma procurar para encontrar o que precisa no Google. Você deve usar palavras-chave que gostaria que levassem o usuário até seu site e elas devem informar qual o conteúdo da página.

Autoridade

A page authority ou PageRank é uma métrica usada para avaliar o nível de confiança e autoridade da sua página. Ela é calculada de acordo com a quantidade, a qualidade e o contexto dos links que a sua página recebe.

Segurança

Seu site precisa ser seguro para a navegação do usuário. Para isso, tenha um certificado SSL e use criptografia HTTPS.

>> Como tornar seu site mais seguro

Rastreabilidade

Sua página precisa ser fácil de encontrar e indexar. O código de programação precisa ser claro, limpo e permitir o rastreamento dos crawlers.

Velocidade de carregamento

Sites rápidos agradam o usuário enquanto sites lentos são frustrantes. A cada segundo a mais que a página demora para carregar, a Amazon perde US$ 1,6 bilhões em vendas por ano.

>> Como medir o desempenho do site com ferramentas gratuitas

Permanência e engajamento

Seu site precisa ser interessante para manter o usuário navegando por mais tempo, clicando e se envolvendo com outros conteúdos.

Dados estruturados

A programação back-end da página precisa informar qual é o tipo de conteúdo que está ali, se é uma receita, um artigo ou uma notícia, por exemplo.

Design responsivo

Seu site precisa ser mobile friendly, ou seja, compatível com dispositivos móveis, já que a maior parte de todo o tráfego da web está em celulares. Segundo a SimilarWeb, em 2020, o tráfego mobile aumentou 30,6%, enquanto o tráfego vindo de desktops caiu 3,3%.

>> Web design: só mais um site bonitinho?

Experiência do usuário

O site deve ter uma interface amigável e fácil de navegar, além de ser intuitivo e com uma boa arquitetura de informação.

>> Como melhorar a usabilidade de um site

Tipos de busca

Além dos fatores de ranqueamento, para saber como aparecer nas SERPs, é importante entender que o Google permite que o usuário faça buscas com intenções diferentes. O  buscador é capaz de identificar essas intenções e oferecer uma página de resultados customizada.

  • Busca navegacional: é aquela em que o usuário já sabe o que quer acessar, mas não lembra a URL ou não quer digitá-la. Quando o usuário pesquisa por Facebook, por exemplo, é muito provável que ele queira acessar a rede social.

print do navegador que mostra como é uma busca navegacional no google, buscando por facebook, para exemplificar os tipos de busca do guia completo de seo da Calebe

  • Busca informacional: é a busca em que o usuário quer solucionar uma dúvida ou aprender sobre algum tema, e os resultados podem vir como notícias, artigos, tutoriais.

print do navegador mostrando como é uma busca informacional no google, buscando por branding, para exemplificar os tipos de busca no guia completo de seo da Calebe

  • Busca transacional: é aquela em que o usuário deseja executar uma ação, como comprar um produto ou serviço, ou encontrar uma loja perto de casa, ou um computador barato.

print do navegador mostrando como é uma busca transacional no google, buscando por computador barato, para exemplificar os tipos de busca no guia completo de SEO da Calebe

  • Busca local: é a busca com um componente geográfico, limitada a uma determinada região, como: “onde comprar um computador barato em BH”.

print do navegador mostrando como é uma busca local no google, para exemplificar os tipos de busca no guia completo de SEO da Calebe

Estratégias de otimização

Agora que você já sabe como o mecanismo de pesquisa do Google funciona, é hora de conhecer as principais estratégias de otimização para ser bem ranqueado nas SERPs.

As estratégias de otimização podem ser divididas em duas categorias: on page e off page. Ambas funcionam em conjunto para atender os requisitos dos bots do Google.

O que é SEO on page

As estratégias de SEO on page são aquelas adequações feitas na própria página na web. Podemos citar, por exemplo, um título otimizado com palavra-chave, subtítulos com palavras-chave complementares e uma URL adequada.

Veja abaixo quais são as estratégias de SEO on page que não podem faltar no seu site!

Title tag

A title tag é o título que vai aparecer como nome da página (em azul) nas SERPs. Cada página deve ter um único título. Ele precisa resumir bem o conteúdo da página e ter a palavra-chave principal.

O ideal é que esse título tenha, no máximo, 60 caracteres. Ele deve ser atrativo e chamativo, para conquistar o clique do usuário. Seja conciso, mas também interessante.

print com exemplos de title tag e meta descrição para o guia completo de SEO da Calebe

Meta-descrição

A meta-descrição é o texto que aparece após a title tag e a URL nas páginas de busca. É um resumo do artigo. Tecnicamente, não é um fator de ranqueamento, mas é fundamental para conseguir cliques no resultado, por isso, influencia na performance da página.

Essa meta-descrição precisa convencer o usuário a clicar no link para acessar o site. Também deve ser chamativa, interessante, informativa e pode conter um call to action. O texto deve ter, no máximo, 320 caracteres.

URL

Observe as seguintes URLs:

  • https://calebedesign.com/br/guia-completo-de-branding-o-que-e-como-fazer-tipos-de-projetos-e-cases
  • https://calebedesign.com/br/guia283756comple8374to193765brand29475ing800/

Qual delas você acha que é mais agradável para o usuário? Personalize suas URLs, evitando números e outros caracteres desnecessários que possam prejudicar a leitura do endereço da página. Utilize a palavra-chave principal.

Evite colocar datas ou informações temporárias em URLs, porque elas não devem alterar a URL depois da publicação da página. Quando você altera a URL de uma página já publicada, é necessário mexer na programação do site, redirecionando a URL antiga para a nova, para que a página não apareça com erro quando for acessada.

Imagens

As imagens ajudam o Google a entender qual o assunto do conteúdo de uma página. Elas também interferem no tempo de carregamento de um site. Por isso, os arquivos devem ser leves. Elas também devem conter:

  • nome do arquivo com a palavra-chave principal;
  • alt text com a palavra-chave principal.

O alt text ou texto alternativo é a descrição que será lida pelos crawlers para que o Google entenda o que está naquela imagem. Mas esse texto também é utilizado por leitores de tela de pessoas com deficiência visual. É importante pensar na acessibilidade digital. Por isso, o texto deve descrever a imagem de forma clara e objetiva.

Hierarquia

Os subtítulos do conteúdo na página devem ser organizados hierarquicamente, por meio dos headings. Eles são indicados por códigos (<h1>, <h2>, <h3> etc).

Lembre-se que o H1 deve ser a title tag. Utilize os outros códigos para criar uma hierarquia de conteúdo no restante da página.

Textos agradáveis

Lembre-se: o Google quer agradar seu usuário entregando conteúdo de qualidade nas pesquisas. Por isso, a otimização on page não pode interferir no texto a ponto de torná-lo estranho para olhos humanos!

Não é ideal repetir a palavra-chave principal o tempo todo, por exemplo. Use o bom senso para citá-la um número de vezes razoável ser parecer forçado. Utilize variações e sinônimos.

Tamanho do texto

Vale lembrar também que conteúdos mais longos apresentam resultados melhores, porque o ideal é que você esgote a dúvida do usuário, para que ele não precise fazer a busca novamente ou acessar outro link de resultado. Faça conteúdos originais, úteis e com cerca de duas mil palavras.

Link building

A internet é feita de links! Construa links entre as páginas do seu site (links internos) e faça links para conteúdos relevantes de outros sites também (links externos).

Os links internos são uma forma de manter o usuário navegando dentro do seu site. Já os externos mostram ao usuário que seu conteúdo tem fontes de confiança e permite que ele continue se informando sobre o assunto com materiais complementares.

Links devem ser abertos, sempre, em uma nova aba do navegador, para que o usuário não saia do página em que está antes de terminar a leitura, nem do seu site!

Sitemap

O sitemap.xml é um mapa do seu site que ajuda os crawlers a percorrer todas as páginas do seu domínio, por meio dos menus e links.

Ele torna o seu site mais rastreável. O tempo de indexação das páginas é reduzido. Depois de criar seu sitemap, envie-o pelo Google Search Console!

Programação e design

Já mencionamos aqui que a interface do seu site precisa ser mobile friendly e que ele não pode demorar muito para carregar. Os ajustes e otimizações feitos com o objetivo de atender esses fatores de ranqueamento também são estratégias de SEO on page.

>> Site customizado ou template pronto: qual o melhor para você?

O que é SEO off page

As estratégias de SEO off page são aquelas feitas fora das páginas do site. O objetivo é mostrar a relevância da sua marca para o mercado e construir autoridade e confiança. Afinal, o Google não analisa apenas o conteúdo, mas sim como o restante da web percebe a fonte daquele conteúdo.

É difícil saber quais requisitos pesam mais para o Google na hora de ranquear uma página da web. No entanto, pesquisas da Moz sugerem que estratégias de SEO off page provavelmente carregam mais de 50% do peso dos fatores de ranqueamento!

Se o seu site é reconhecido e linkado por outros sites relevantes, o Google entenderá que ele também é relevante. Por isso, a principal estratégia de SEO off page é fazer backlinks.

Backlinks

Backlinks são links em outros sites que direcionam as pessoas para o seu site. O Google interpreta esses links como um sinal de confiança e autoridade. Quanto mais backlinks de qualidade o seu site tiver, melhor.

Se você tiver backlinks de má qualidade, o efeito é o contrário. Buscadores podem penalizar seu site. Por isso, tente conseguir links de sites com popularidade e relevância. Os links devem ter um contexto positivo e que faça sentido. O texto-âncora (texto clicável do link) deve ter relação com o conteúdo da página de destino.

Publicações nas redes sociais

Outra estratégia de SEO off page é publicar nas redes sociais gerando redirecionamentos para seu site. É fundamental compartilhar links para seu domínio nos posts das redes em que você atua, seja no Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Esses links não têm o mesmo peso que os backlinks, mas também ajudam seu site a conquistar melhores posições nas SERPs.

Ações de co-marketing ou co-branding

Fazer parcerias com outras marcas e empresas para auxiliar na divulgação dos seus produtos e serviços também é uma forma de fazer SEO off page. Afinal, com o co-marketing, você vai conseguir links nos sites dos parceiros para o seu domínio.

São mais links recomendando a sua página para novos públicos que você não alcança ainda. Saiba mais sobre como fazer parcerias com outras marcas aqui! 

Blog corporativo

Por fim, entre as estratégias de SEO off page, recomenda-se também a criação de um blog corporativo. Esse blog deve ser alimentado frequentemente com conteúdo de qualidade, que seja útil para o seu público alvo.

O blog também é uma plataforma para aproveitar em parcerias com outras marcas. Você pode trocar guest posts (posts de convidados), ou seja, escrever um artigo para o blog de outra marca, enquanto uma pessoa de outra empresa escreve um artigo para o seu site. Ambos os artigos devem linkar para os sites das outras marcas! É uma forma de conseguir backlinks de qualidade.

Como criar uma estratégia de SEO

Que bom que você chegou até aqui! Isso significa que você já sabe quais as principais otimizações a fazer nas suas páginas para ranquear bem nas SERPs do Google.

No entanto, vale lembrar que o SEO não é só um conjunto de práticas isoladas. Elas precisam ser empregadas de acordo com um planejamento estratégico para atingir os resultados que você deseja para a sua marca.

Imagine que você tem uma oficina mecânica. Você publicou um artigo otimizado no seu site falando sobre todas as funcionalidades do novo carro do ano, e ele está na primeira página do Google. A página na web está recebendo muito tráfego, mas isso não está se convertendo em mais negócios para você.

Fazendo uma análise, você descobriu que a maior parte desses usuários está interessado em comprar um carro novo, e não em levar o carro para a oficina. Isso quer dizer que o tráfego não é qualificado.

Esse é apenas um dos problemas que podem acontecer se você não pensar nas otimizações de maneira estratégica. Para evitar esse tipo de situação, vamos entender agora como criar uma estratégia de SEO!

Objetivos

O primeiro passo é definir quais são os objetivos do seu negócio ao investir em SEO. Você quer trazer mais tráfego para seu site? Quer aumentar o brand awareness? Quer vender mais? Liste todos os seus objetivos para não se desviar do foco durante o processo.

Personas

Em seguida, você precisa ter em mente quem são as personas do seu negócio. Com quem a sua marca se comunica no meio digital? Você sabe quais são as dores desses usuários? Que tipo de informações e de conteúdo eles precisam? Quais são os termos que eles procuram no Google? Para descobrir, você vai precisar pesquisar palavras-chave.

Como fazer pesquisas de palavra-chave

Pesquisar palavras-chave é uma etapa fundamental de qualquer estratégia de SEO. Para pesquisar, você precisa saber quais são os temas de interesse da sua persona. Depois, dentro desses temas, pense em termos de busca mais gerais e outros mais específicos.

As palavras-chave mais generalistas são chamadas de head tail. Elas têm um volume de busca bem grande para um determinado público.

Já as palavras-chave bem específicas são chamadas de long tail. Elas recebem menos buscas mensais, mas o usuário que faz essa busca está mais certo do que precisa.

O ideal é que você trabalhe com palavras-chave de ambos os tipos nos seus conteúdos, sabendo que cada uma terá um objetivo diferente dentro da sua estratégia. As head tail podem atrair bastante tráfego, enquanto as long tail têm mais chances de conversão.

Exemplos de palavras-chave head tail

  • Branding
  • Branding pessoal
  • Gestão de marca

Exemplos de palavras-chave long tail

  • como fazer branding para pequenos negócios
  • estratégias de branding pessoal no perfil do LinkedIn
  • gestão de marca para melhorar brand equity

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Para fazer a pesquisa de termos e definir quais palavras-chave você vai trabalhar nos seus conteúdos, há uma série de ferramentas, pagas e gratuitas. Elas oferecem insights e sugestões de palavras-chave, mostram a quantidade mensal de buscas e a concorrência pela primeira página, entre outras informações.

Confira a lista de ferramentas on-line que recomendamos para você fazer sua pesquisa:

Agora, é hora de colocar a mão na massa! Monte sua estratégia, defina as palavras-chave, construa suas páginas e acompanhe os resultados. Se precisar de alguma ajuda, pode contar com a gente. 

>> Veja também: Guia completo de branding

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